Na tarde desta sexta (26), a Polícia Federal efetuou a prisão de cinco cidadãos brasileiros que estavam em situação de fuga da justiça brasileira nos Estados Unidos. Todos estavam listados na Difusão Vermelha, que compreende a relação de indivíduos procurados internacionalmente pela Interpol.
Eles foram deportados de volta ao Brasil e desembarcaram no Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte (MG), momento em que os mandados de prisão em aberto foram cumpridos.
Os foragidos internacionais haviam sido detidos em solo americano pela Immigration and Customs Enforcement (ICE – U.S.), a autoridade de Imigração dos EUA. A detenção ocorreu devido ao não cumprimento das normas migratórias do país e à existência de mandados de prisão internacionais emitidos pela Interpol.
Os indivíduos extraditados incluem quatro mineiros e um catarinense. Um deles é natural de Santa Rita do Itueto (MG), condenado a oito anos de prisão por estupro cometido contra uma criança em 2012; um é originário de Campanário (MG), sentenciado a nove anos por estupro e cárcere privado contra sua ex-namorada em 2013.
Outro detento é de Caratinga (MG), condenado a nove anos por tráfico de drogas praticado em 2017; um de Ipatinga, preso por portar ilegalmente arma de fogo com numeração raspada e munição de uso restrito. O catarinense é natural de Blumenau, tem 62 anos e está condenado a 12 anos de reclusão por três estupros ocorridos em 2018 em Florianópolis.
Dois dos detidos foram encaminhados ao Complexo Penitenciário Nelson Hungria, em Contagem, enquanto os outros três foram destinados ao Presídio Inspetor José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves.