Regionais : POLÍCIA MILITAR APREENDE TRACAJÁS, REDES E ARMAS EM OPERAÇÃO AMBIENTAL NO RIO GUAPORÉ
Enviado por alexandre em 29/01/2024 13:17:27


Uma operação do Batalhão de Polícia Ambiental, denominada Protetor das Fronteiras e dos Biomas, resultou na apreensão de duas armas de fogo, quatro redes de pesca e oito tracajás, no rio Guaporé, município de Costa Marques, na última sexta-feira (26).

A operação tinha como objetivo o patrulhamento fluvial e a fiscalização das atividades de pesca e caça na região. Durante a ação, os policiais abordaram uma canoa de madeira, com quatro indígenas da Aldeia Ricardo Franco, que transportavam redes de pesca do tipo malhadeiras, proibidas para a categoria amador.

Ao seguir a canoa rio abaixo, os policiais encontraram outra embarcação, do tipo Santarém, onde estavam escondidas duas espingardas, de calibre .16 e .20, e oito tracajás vivos, entre o casco e o assoalho. Os animais são da fauna silvestre e estão protegidos pela legislação ambiental.

Diante dos fatos, os policiais apreenderam as armas, as redes, as embarcações e os motores de popa, e liberaram os tracajás no próprio rio, em uma praia. Os indígenas foram conduzidos à delegacia de Costa Marques, onde foram autuados por posse irregular de arma de fogo de uso permitido, pesca predatória e caça ilegal de animais silvestres, com base nas leis federais e estaduais vigentes.

Fonte: Divisão de Comunicação Social e Informática do BPA – P5/BPA

Texto: 2° Sgt PM Roger

4° BPM: POLÍCIA MILITAR RESGATA VÍTIMA DE EXTORSÃO MEDIANTE SEQUESTRO EM CACOAL

No último sábado, dia 27, a Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) realizou uma ação bem-sucedida para resgatar uma vítima de sequestro e cárcere privado na cidade de Cacoal. O caso teve início quando um indivíduo chegou à residência da vítima, obrigando-a a conduzir o carro até a cidade vizinha, anunciando durante o trajeto que se tratava de um assalto.

No percurso, o sequestrador assumiu o controle do veículo e retornou a Cacoal, dirigindo-se a um motel próximo ao parque de Exposições. No local, a vítima foi amarrada com uma corda e colocada no porta-malas do próprio carro, com as mãos atadas e uma camiseta amarrada na boca para evitar pedidos de socorro. O agressor, então, levou a vítima dentro do porta-malas até a cidade de Rolim de Moura, onde a obrigou a realizar uma transferência Pix no valor de R$ 2.500 reais.

Após o retorno a Cacoal, o agressor se dirigiu com a vítima a outro Motel na cidade, onde o agressor manteve a vítima em cárcere privado, apreendendo as chaves do carro e do apartamento onde estavam. Desesperada, a vítima pediu para ir ao banheiro e pelo celular conseguiu pedir socorro a um parente. O familiar entrou em contato com a Polícia Militar, que prontamente agiu.

Com base nas informações fornecidas, equipes de Radiopatrulha cercaram o motel, confirmando a veracidade da denúncia e resgatando a vítima, além de prender o sequestrador. O agressor foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil local, onde foi autuado em flagrante pelo crime de extorsão mediante sequestro. A ação rápida e eficaz da PMRO resultou na libertação da vítima e na prisão do criminoso, que agora responderá perante a justiça pelos seus atos.

Principais ações do final de semana do 10º BPM

Durante a madrugada do último sábado (27), três suspeitos foram presos acusados de roubo. A prisão aconteceu após a Polícia Militar receber um chamado de um roubo a mão armada ocorrido no bairro Bom Jardim.
Uma equipe do PATAMO foi um local conhecido por ser frequentado por criminosos e localizaram  uma moto com as características do veículo usado no roubo, que estava dentro de uma residência. Ao chegarem no local onde a moto estava, a guarnição foi recebida por dois homens que foram identificados, e resistindo à prisão acabaram sendo algemados.
Enquanto a equipe do PATAMO procedia com a condução dos dois suspeitos, uma mulher que estava na casa tentou impedir a prisão e também foi presa.

   

Durante a abordagem foram encontrados um simulacro de arma de fogo e as chaves de uma outra moto, que havia sido recomente roubada pelos criminosos.  A motocicleta utilizada na  prática do crime também era produto de roubo.
Os três suspeitos foram encaminhados à delegacia de Polícia Civil, onde foram autuados em flagrante.

Cumprimentos de mandados de prisão.

Na mesma data, a Polícia Militar realizou o cumprimento de mandado de prisão no município de Santa Luzia D’oeste, o suspeito  foi encontrado na rua Angelina de Farias, onde foi preso e encaminhado ao presídio semiaberto. O segundo mandado de prisão que foi cumprido no município de Rolim de Moura, o suspeito foi localizado na rua Corumbiara,  foi preso e encaminhado ao presídio regional.

Fonte: Boletim de Ocorrência

Texto: P5 10º BPM.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia