Febre nas redes sociais, os copos Stanley são sonho de consumo de muitas pessoas. O item ganhou fama pela sua durabilidade e capacidade de manter as bebidas na temperatura ideal por várias horas.
No entanto, usuários fizeram denúncias sobre a composição química do copo e para a suposta presença de chumbo. Vídeos no TikTok mostram indivíduos testando seus copos Stanley e outros frascos semelhantes.
A Pacific Market International, fabricante dos copos Stanley, confirmou que os copos Stanley têm chumbo em sua composição. O metal é utilizado para vedar a base do copo, mas está protegido por um revestimento de aço inoxidável que impede o contato com o líquido. O chumbo é um metal pesado e tóxico para a saúde.
Veja também
Qual repelente de fato funciona contra a dengue? Infectologistas e biólogos respondem
Pegou dengue? Saiba como fazer o tratamento da infecção em casa
A médica Renata de Nóbrega explica que a contaminação pode causar alterações no desenvolvimento cognitivo e comportamental, danos aos sistemas nervoso e reprodutivo, além de problemas renais e cardiovasculares.
“Além dos copos térmicos, é comum que alimentos e outros produtos estejam em contato com o chumbo, principalmente em casos de contaminação ambiental. Por exemplo, alimentos cultivados em solos com altos níveis de chumbo podem ser contaminados, assim como produtos que utilizam matérias-primas contaminadas durante a produção”, destaca.
De acordo com a especialista, não existe uma quantidade inicial de chumbo que é tóxica ao ser humano, pois isso depende de diversos fatores, como idade, peso, saúde geral e duração da exposição.
( Foto: Reprodução)
Entretanto, órgãos de saúde estabelecem limites seguros de exposição ao chumbo, e é importante seguir essas recomendações para evitar problemas de saúde. Em caso de suspeita de exposição ao chumbo, é fundamental procurar orientação médica o mais rápido possível.
“O chumbo é um metal pesado altamente tóxico que pode causar sérios danos à saúde humana. Ele está presente em diversos produtos do nosso dia a dia, mas é importante estar atento à origem e qualidade desses produtos para evitar a exposição”, alerta a profissional.
Fonte: Extra