Regionais : Exclusivo: Documentos sigilosos da DRACO e GAECO concluem que houve nepotismo em nomeação da então companheira do prefeito
Enviado por alexandre em 10/02/2024 19:10:56

por LEONE OLIVEIRA

O Fronteira teve acesso com exclusividade a informações contidas em documentos sigilosos da DRACO, da Policia Civil, e GAECO, do Ministério Público, os quais expõem com detalhes a operação que afastou o prefeito Isau Fonseca e concluem que houve nepotismo na nomeação de sua então companheira, Hunaide Horitham, ao cargo de Assessora de Procurador.

No dia 18 de julho, o promotor de justiça da GAECO, Anderson Batista de Oliveira, enviou um despacho à DRACO pedindo informações se havia alguma mulher na casa do prefeito Isau Fonseca, no dia da operação Horizonte de Eventos, que se deu em 13 de julho.

Em resposta ao ofício, a DRACO enviou à GAECO, no mesmo dia, o relatório das diligências feitas na casa do prefeito Isau Fonseca.

Consta no relatório que foi enviada uma equipe de policiais para cumprirem os mandados de busca e apreensão, no dia 13 de julho, na casa do prefeito Isau Fonseca, e que ao chegarem ao local os policiais não teriam sido atendidos. Dessa forma, a equipe fez ingresso forçado na residência, prosseguindo com o arrombamento do portão de acesso.

De acordo com o documento, a equipe de policiais adentraram a casa e, subindo a escada, acessaram o quarto do prefeito Isau Fonseca, entretanto, o mesmo não se encontrava no local. No quarto, estava apenas a senhorita Hunaide Horitham de Souza.

Hunaide dormia na cama de Isau Fonseca e foi despertada pelos policiais. Após ser informada de que se tratava de uma operação, a equipe designou uma policial feminina para acompanhar Hunaide até o closed para a troca de suas roupas. Ao ser interrogada, Hunaide afirmou que Isau Fonseca havia saído momentos antes para ir a academia Crossfit.

Foram apreendidos dois aparelhos celulares, sendo um pertencente a ISAU e outro a HUNAÍDE. O primeiro se encontrava desbloqueado. Quanto ao segundo, HUNAIDE teria fornecido a senha de acesso. Também foram apreendidos alguns documentos, como o passaporte de ISAU.

No relatório também consta que foi encontrada no quarto utilizado por ISAU uma maleta contendo uma pistola da marca Taurus, modelo G3, calibre 9x19mm. Junto ao armamento, foi encontrado um certificado de registro de arma de fogo emitido pelo Exército Brasileiro em nome de Wellington Poggere Goes da Fonseca, filho de Isau, além de uma guia de tráfego especial para armamento e munição.

Os policiais não efetuaram a prisão do armamento, em virtude do mesmo possuir as documentações legais exigidas. O relatório foi assinado pelo Delegado Lawrence Kichileski Lachi.

Abordados pela PRF

Também foi juntado aos autos um relatório feito pela Policia Rodoviária Federal (PRF), da abordagem que ocorreu no dia 15 de julho, às 11h10, na cidade de Ariquemes, de uma Amarok, na qual se encontravam o prefeito recém-afastado, Isau Raimundo da Fonseca, seu irmão Adriel da Fonseca, e a senhorita Hunaide Horitham dos Santos.

No relatório da PRF, consta que os mesmos afirmaram que estariam indo passear a Porto Velho e que voltariam no mesmo dia. Os policiais registraram também que a senhoria Hunaide Horitham alegou ser Assessora Jurídica, “mas que abraçava e trocava carinho com Isau durante a abordagem, o que demonstrou algo além de contato profissional”.

Hunaide havia sido nomeada pelo prefeito Isau Fonseca no dia 06 de fevereiro de 2023, como Assessora de Procurado II, da Procuradoria Geral do Município (PGM), com remuneração bruta de R$ 4.000,00 (quatro mil reais) e liquida no valor de R$ 3.426,56 (três mil, quatrocentos e vinte e seis reais e cinquenta e seis centavos).

No dia 26 de maio de 2023, dois meses antes da operação que afastaria Isau Fonseca, o Núcleo de Operações de Inteligência da DRACO produziu um relatório no qual foi anexada inúmeras imagens da senhora Hunaide Horitham dos Santos ao lado do prefeito Isau Raimundo da Fonseca, o que confirma o grau de proximidade entre ambos.

O relatório da DRACO trata Hunaide como “esposa”, em virtude da comprovada aproximação entre ambos, e conclui que houve “nepotismo cruzado” na nomeação de Hunaide ao cargo de Assessora de Procurador II. 

“Nota-se, pelos dados obtidos durante a pesquisa, o vinculo demonstrado acerca da relação entre o prefeito ISAÚ FONSECA e a nacional HUNAIDE HORITHAM DOS SANTOS, os quais tem vida conjugal explicita aos olhos da sociedade, sendo vistos em postagens nas redes sociais como um casal”, diz o documento.

“Comprova-se, porém, a prática do nepotismo cruzado, quando da nomeação de HUNAIDE, em órgão ligado diretamente a administração gerida por seu marido e prefeito ISAÚ FONSECA”, concluiu o relatório.

FRONTEIRA364

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia