Justiça : Moraes vota no STF por condenar mais 15 réus a penas de 14 a 17 anos de prisão por 8/1
Enviado por alexandre em 13/02/2024 10:02:14


Moraes vota para condenar a 17 anos de prisão marido e mulher réus do 8 de Janeiro. Foto: Divulgação

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, votou para condenar mais 15 réus envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. O julgamento está ocorrendo no plenário virtual, e os outros ministros têm até terça-feira, 20 de março, para anunciarem se acompanham ou não o relator.

As penas impostas por Moraes variam de 14 a 17 anos de prisão no regime inicial de cumprimento fechado. Os réus são acusados de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, flexibilidade do patrimônio tombado e associação criminosa armada.

Um dos casais condenados é Alessandra Faria Rondon, moradora de Vitória da Conquista (BA), e Joelton Gusmão de Oliveira, ambos com penas de 17 anos. Alessandra é conhecida por gravar um vídeo no momento da invasão ao Senado Federal, onde ofendeu senadores de seu estado de origem.

Alessandra Faria Rondon e Joelton Gusmão de Oliveira. Foto: Divulgação

Durante o ataque, Alessandra publicou um vídeo no qual se identificou e insultou senadores, clamando por intervenção militar. Em audiência, ela negou as acusações, alegando motivos religiosos para estar no plenário do Senado.

O advogado de defesa de Alessandra argumentou pela anulação do processo, alegando falta de competência da Procuradoria e questionando o foro privilegiado da ré. Já Joelton foi flagrado fazendo vídeos e comemorando a invasão dos prédios públicos.

Outro réu condenado foi Tiago dos Santos Ferreira, que teve suas fotos do dia da invasão da Praça dos Três Poderes anexadas ao processo. Moraes defendeu uma pena de 14 anos para ele, citando evidências de sua participação nos atos.

Nas alegações finais, Ferreira negou ter agido violentamente durante a invasão e afirmou ter ido a Brasília por motivos religiosos. Ele é motorista e possui passagens pela Lei Maria da Penha.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia