Coluna Meio Ambiente : Riscos de incêndios florestais: governo federal decreta situação de emergência em duas regiões do Acre
Enviado por alexandre em 13/02/2024 10:27:19

Determinação é válida no período entre os meses de abril e novembro deste ano. Em 2023, Acre registrou 6.562 focos de calor.


Em 2023, o Acre registrou 6.562 focos de calor. Foto: Alexandre Cruz-Noronha/Sema AC
As regiões do Vale do Acre e Vale do Juruá foram incluídas no decreto de emergência ambiental do Ministério do Meio Ambiente, por conta dos riscos de incêndios florestais. O governo federal publicou a portaria do decreto, assinado pela ministra Marina Silva, no dia 8 de fevereiro no Diário Oficial da União (DOU).

A determinação é válida no período entre os meses de abril a novembro deste ano. Os dados foram coletados pelo Centro Integrado de Geoprocessamento Ambiental (Cigma) e são baseados no material produzido pelo Programa Queimadas (BDQueimadas), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Entre janeiro e dezembro de 2023 foram detectados 6.562 focos de calor no Acre. No mesmo período de 2022, o total de focos de calor chegou a 11.840. 

Além do Acre, o decreto é válido para outras regiões e mesorregiões do país levando em consideração os períodos em que essas áreas costumam ter mais focos de incêndio.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia