Presidente da Câmara esteve em camarotes em Salvador e na Marquês de Sapucaí
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), utilizou aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para viajar a Salvador e ao Rio de Janeiro durante o carnaval 2024.
O primeiro voo foi de Brasília a Salvador na última sexta-feira (9), após o presidente da Câmara se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PL) no Palácio da Alvorada. De acordo com registros oficiais da FAB, havia outros sete passageiros a bordo, porém os nomes não foram divulgados.
Na capital baiana, na noite da última sexta, Lira participou do bloco Vumbora, que faz o circuito Barra-Ondina, cuja atração principal é o trio do cantor Bell Marques. O parlamentar estava lá a convite do deputado Elmar Nascimento (União Brasil-BA), apontado como um dos favoritos de Lira para sua sucessão na presidência da Câmara dos Deputados.
Como parte de sua pré-campanha para a eleição na Casa, Elmar tem convidado outros deputados a participarem de eventos nos camarotes disputados da folia de Salvador.
Lira também curtiu o carnaval da Bahia no último sábado (10). No período em que esteve na capital baiana, ele chegou a se encontrar com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).
Já no último domingo (11), o deputado partiu para o segundo destino da folia, o Rio de Janeiro, também em voo da FAB com oito passageiros no total. Ele desfilou no sambódromo da Marquês de Sapucaí pela escola Beija-Flor de Nilópolis, que homenageou em seu samba-enredo Um delírio de carnaval na Maceió de Rás Gonguila a cidade de Maceió, capital de Alagoas, reduto político-eleitoral de Lira.
A escola de samba recebeu R$ 8 milhões da Prefeitura de Maceió, que é comandada por João Henrique Caldas (PL), aliado de Lira.
O presidente da Câmara foi fotografado curtindo o carnaval carioca e compartilhou algumas imagens em seu perfil no Instagram.
– É a minha escola do coração. Sou Beija-Flor desde criancinha. Sempre venho aqui, fico nos camarotes, mas é a primeira vez que desfilo. E ontem estava em cima do trio elétrico de Bell Marques, em Salvador – escreveu o parlamentar.
Já na manhã da última segunda-feira (12), Lira deixou o Rio de Janeiro rumo a Campinas, também em voo da FAB, desta vez com cinco passageiros a bordo.
Lira tem prerrogativa para requisitar voos da FAB, na condição de presidente da Câmara dos Deputados. No entanto, a legislação prevê que ele faça a requisição por motivos de segurança, para viagens a serviço ou por emergências médicas. Nos voos durante o carnaval, o deputado alegou necessidade de segurança.