Brasil : Kemito Ene: empresa Ashaninka peruana triunfa no mercado mundial de cacau e café
Enviado por alexandre em 27/02/2024 00:22:21

A cooperativa nasceu em 2010, quando mais de 460 famílias da bacia do rio Ene se uniram para se aventurarem na produção e comercialização dos produtos.


Superando as crises sanitárias, ambientais, sociais e econômicas que atingiram o Peru, Kemito Ene, uma cooperativa de mais de 300 produtores da selva central do país, conseguiu exportar, em maio de 2023, seus produtos orgânicos para a América do Norte, Europa e, em breve, para a Ásia, preservando a sua cultura e ambiente.

Kemito Ene, que significa "Viver Bem" na língua nativa dos Ashaninkas, é uma cooperativa que nasceu em 2010, quando mais de 460 famílias da bacia do rio Ene se uniram para se aventurarem na produção e comercialização de cacau e café, procurando um preço justo que lhes permitisse melhorar a qualidade de vida das suas famílias.

Desde 2021, Kemito Ene é apoiado por organizações regionais e também faz parte do fortalecimento empresarial no âmbito do projeto 'Amazônia Indígena: Direitos e Recursos', implementado no Peru pela Associação Inter étnica para o Desenvolvimento da Selva Peruana (AIDESEP ), NESsT, WWF Peru e com o apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

Desde então, este empreendimento se tornou um rendimento permanente e uma alternativa para preservar o equilíbrio ecológico dos seus territórios, ao mesmo tempo que fortalece a ligação entre a comunidade enquanto coletivo e a sua biodiversidade.

Nos últimos quatro anos, a Kemito Ene deu passos importantes e hoje é uma cooperativa orgânica certificada para expandir seus pontos de venda fora do Peru e aumentar o valor comercial de seus produtos, que incluem chocolates, manteiga de cacau, nibs de cacau, cacau em pó, torrado café em grão e moído, entre outros.

No entanto, teve que se reinventar para superar adversidades como a pandemia de Covid-19, a guerra na Europa, o aumento do preço dos fertilizantes em todo o mundo, as alterações climáticas, o fenómeno El Niño e a instabilidade política do Peru, que dificultou o seu comércio externo. interno.

"Graças a diversas formações recebidas em marketing, vendas e contabilidade, ministradas pela NESST – parceira do projeto AIRR, começamos a desenvolver uma estratégia comercial que motivasse a compra do nosso café e chocolate em novos mercados. Nosso objetivo é ampliar nossa carteira de clientes no mercado nacional e internacional", disse Felixto Cabanillas Contreras, presidente da cooperativa.

Em maio de 2023, representantes da Kemito Ene fizeram uma viagem comercial ao Sudeste Asiático (Indonésia e Singapura) e à Feira Thaifex Anuga Asia em Bangkok (Tailândia) em busca de seus produtos derivados do cacau como chocolates, manteiga de cacau , nibs de cacau e cacau em pó, bem como grãos de café torrados e moídos são reconhecidos e procurados por mais clientes na América do Norte, Europa e em breve na Ásia.

Digite seu texto aqui...

"Kemito Ene é uma iniciativa que busca preservar a riqueza cultural da região e que mostra ao mundo a visão de mundo do povo Ashaninka, através de seus produtos. Independentemente das adversidades, seus mais de 340 associados conseguiram aderir, beneficiando mais de 1.500 pessoas em suas comunidades e gerenciando 475 hectares de floresta de forma sustentável. O sonho está se tornando realidade e eles continuam trabalhando para se sustentar no futuro", 

acrescentou Edith Condori, do WWF Peru.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia