Coluna Internacional : Alexei Navalny é enterrado em cerimônia com milhares de apoiadores
Enviado por alexandre em 01/03/2024 15:40:00

Alexei Navalny morreu aos 47 anos em circunstâncias misteriosas em 16 de fevereiro, em uma prisão no Círculo Polar Ártico, na Rússia

Milhares de pessoas participaram, nesta sexta-feira (1º/3), do funeral e do enterro do político da oposição russa Alexei Navalny, em Moscou, Rússia. Muitos carregavam flores e gritaram mensagens de apoio ao homem que foi um dos críticos mais duros do presidente Vladimir Putin.

 

Membros das forças de segurança russas estavam presentes em grande número na Igreja do Ícone da Mãe de Deus, uma igreja ortodoxa russa, e no cemitério Borisovskoye, onde ele foi sepultado.

 

Navalny morreu aos 47 anos em circunstâncias misteriosas em 16 de fevereiro, em uma colônia penal no Círculo Polar Ártico, para onde fora transferido em dezembro.Membros das forças de segurança russas estavam presentes em grande número na Igreja do Ícone da Mãe de Deus, uma igreja ortodoxa russa, e no cemitério Borisovskoye, onde ele foi sepultado.

 

Veja também 

 

Ação militar de Israel em Gaza 'não tem qualquer limite ético ou legal', diz Itamaraty

 

Incêndio em prédio em Bangladesh mata pelo menos 46 pessoas e fere dezenas

Navalny morreu aos 47 anos em circunstâncias misteriosas em 16 de fevereiro, em uma colônia penal no Círculo Polar Ártico, para onde fora transferido em dezembro.Após o culto, seu caixão foi novamente levado para fora da igreja, sob aplausos e mais cânticos da multidão, enquanto começava o curto cortejo até o cemitério para seu sepultamento.

 

Uma foto do interior da igreja mostrava o caixão aberto com o corpo de Navalny coberto de flores vermelhas e brancas, enquanto sua mãe, usando um lenço de cabeça preto e com uma vela em uma das mãos, sentava-se ao lado de seu pai nas proximidades.Diplomatas ocidentais, incluindo a embaixadora dos EUA, Lynn Tracy, também compareceram ao funeral.

 

Funeral de Alexei Navalny - Metrópoles

 Foto: Reprodução

 

Mais de 250 mil pessoas assistiram ao funeral e ao enterro no canal de Navalny no YouTube, que está bloqueado na Rússia.Uma multidão de pessoas marchou da igreja até o cemitério Borisovskoye, nas proximidades da igreja, após o serviço fúnebre. “Não nos esqueceremos de você!” e “Perdoe-nos!”, gritaram alguns dos presentes quando o caixão chegou para o enterro.

 

Cerca de 400 pessoas foram detidas em cerimônias em memória de Navalny desde a sua morte, segundo a organização de direitos humanos OVD-Info, mas nenhuma prisão foi registrada nesta sexta-feira, apesar dos avisos do Kremlin.

 


 

“Qualquer reunião não autorizada será uma violação da lei e aqueles que participarem dela serão responsabilizados”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, à agência de mídia estatal russa, Tass. 

 

Fonte: O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia