Brasil : Bíblias e crucifixos vetados: agentes testemunham violações em presídios, diz pesquisa
Enviado por alexandre em 05/03/2024 09:47:10

Detento lê Bíblia na prisão. (Foto: Reprodução)

Cerca de 53% de agentes pastorais têm testemunhado violações e estão tendo até suas Bíblias vetadas em presídios. As ações têm ocorrido durante visitas a unidades prisionais. Os dados foram levantados pela Pastoral Carcerária Nacional, que atua junto a pessoas presas e seus familiares e é vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Com informações da coluna de Mônica Bergamo na Folha de S.Paulo.

Quase metade (47,6%) dos agentes relatou ter visto as visitas religiosas serem suspensas sem aviso prévio. Além disso, 64% deles foram alvos de proibição ao tentarem entrar nos locais com itens religiosos, incluindo Bíblias e terços.

A pesquisa também revelou que outros objetos, como crucifixos, santinhos e violões, tiveram sua entrada vetada nos presídios. Ao todo, foram ouvidos 460 agentes da Pastoral Carcerária em todo o país.

A entidade católica enfatizou que o direito à assistência religiosa em espaços de privação de liberdade é recorrentemente infringido, afetando tanto as pessoas presas quanto os representantes religiosos. A Pastoral Carcerária Nacional declarou: “O encarceramento em si é um reprodutor de repetidas torturas, responsável por violar constantemente os direitos mais básicos das pessoas presas e de seus familiares.”

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia