Regionais : Comandante-geral da PM anuncia criação do BPVID na busca de uma resposta mais rápida à mulher vítima de violência
Enviado por alexandre em 07/03/2024 14:52:22

Em coletiva de imprensa, na tarde de hoje, 6, em Porto Velho,  dedicada à divulgação da produtividade e metodologia inovadora através do NUPEVID – Núcleo de Prevenção e Enfrentamento a Violência Doméstica da Patrulha Maria da Penha, o comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM Regis Braguin, destacou  os resultados impactantes alcançados por essa iniciativa pioneira.

Com uma abordagem dedicada e eficiente, as ações da Patrulha Maria da Penha “refletem o compromisso do nosso Comando em enfrentar um tema tão sensível, que tem a Polícia Militar atuando na linha de frente na defesa das vítimas de violência doméstica”. Um exemplo disso, assegurou ele, é o lançamento do embrião do Batalhão de Policiamento de Enfrentamento à Violência Doméstica – BPVID, tornando todas patrulhas Maria da Penha dos batalhões da capital – que hoje realizam um excelente trabalho – reunidas para atuação exclusiva para fiscalização das medidas protetivas de urgência na capital, Porto Velho.

 Vamos continuar desempenhando, cada vez mais, papel vital na conscientização, prevenção e resposta a esses casos de violência. O comandante-geral disse que a mulher está mais segura em registrar boletins de ocorrências e por esse motivo, os dados têm aumentado a cada dia.

Aumento de:

15,7% violência doméstica

8% estupro


Polícia Militar de Rondônia Fortalece Vínculos com a Comunidade por Meio de Ações Policiais Sociais e Policiamento Comunitário

Abertura do Seminário

Em um compromisso contínuo de estreitar laços com a sociedade, a Polícia Militar do estado de Rondônia tem implementado uma série de ações policiais sociais, adaptadas às características e necessidades específicas de cada comunidade. Essas iniciativas, que vão além das atividades de ‘policiamento ostensivo’, têm gerado impactos positivos nas áreas atendidas, abrangendo desde campanhas comunitárias até a participação em eventos, corridas e outras competições.

Durante o recente Seminário Internacional de Polícia Comunitária na Amazônia, realizado em Porto Velho nos dias 29 de fevereiro e 01 de março, os alunos do Curso de Formação de Oficiais surpreenderam ao expor, por meio de fotografias, diversas situações de ações policiais sociais promovidas pelos batalhões de Polícia Militar em todo o estado de Rondônia.

O desafio da implantação e consolidação do policiamento comunitário, uma prática que visa uma abordagem mais próxima e preventiva, é reconhecido não apenas em Rondônia, mas em todo o país. A realidade local revela uma estrutura de 11 Batalhões da Polícia Militar, operando entre companhias e pelotões, distribuídos pelos 52 municípios do Estado. Contudo, a prática atual reflete uma cultura tradicional, destacando ações repressivas e uma adesão limitada à filosofia de Polícia Comunitária.

Ações comunitárias

As boas práticas de policiamento comunitário, inspiradas no modelo japonês, representam ferramentas essenciais na prevenção de atividades criminosas. Estas incluem a aproximação dos policiais junto a segmentos específicos da comunidade, substituindo estratégias tradicionais de patrulha ostensiva por métodos inovadores, como entrevistas, coleta de informações e interação preventiva. 

Apesar dos desafios internos, o Seminário Internacional de Polícia Comunitária realizado em Porto Velho ofereceu uma oportunidade única de sensibilização e capacitação profissional. A colaboração promovida pela JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão) desempenhou um papel fundamental na criação das condições necessárias para o evento, contando com a participação de agentes nacionais e internacionais de referência em Polícia Comunitária. Este encontro não apenas evidenciou práticas bem-sucedidas, mas também impulsionou o diálogo e a colaboração entre as forças de segurança e a comunidade, delineando um caminho promissor para o fortalecimento da relação entre polícia e sociedade em Rondônia.



Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia