Justiça : Levantamento mostra que apenas uma a cada 3 juízes eleitorais são mulheres
Enviado por alexandre em 08/03/2024 00:21:13


Juízas eleitorais são 33% do total em São Paulo. Foto: Divulgação

Nas eleições municipais, juízes e juízas eleitorais lideram a organização do pleito e julgam processos como registro de candidaturas e crimes eleitorais. Em São Paulo, 122 dos 372 juízes eleitorais em atividade são mulheres, representando 32,8% do total. No momento, 21 zonas eleitorais aguardam a designação de juízes titulares.

Esse percentual se aproxima da meta de 40% de mulheres nos tribunais, estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça no ano passado. No entanto, essa medida não se aplica diretamente aos juízos eleitorais nem às Cortes Eleitorais.

Após 92 anos da conquista do voto feminino em 1932, as zonas eleitorais comandadas por juízas respondem por 11.509.706 eleitores do estado. São Paulo conta com um total de 34.122.871 eleitores.

A participação feminina na política e no Judiciário é essencial para garantir uma representação equilibrada. Medidas legislativas têm incentivado essa participação, mas desafios persistem, incluindo a desinformação e a violência política contra a mulher.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia