Regionais : 83% das mulheres no Brasil enfrentam dupla jornada de trabalho, diz pesquisa
Enviado por alexandre em 09/03/2024 11:07:43


83% das mulheres vivem dupla jornada de trabalho. Foto: reprodução

Uma pesquisa conduzida pelo Infojobs e divulgada pelo G1 mostrou que 83% das mulheres brasileiras enfrentam a chamada dupla jornada de trabalho, equilibrando atividades domésticas com cuidados de crianças e familiares idosos. Do total, 45% afirmaram não contar com apoio de uma rede de suporte ou parceiros.

Realizada entre fevereiro e março deste ano, a pesquisa envolveu 742 mulheres de 18 a 60 anos. Os resultados refletem uma realidade observada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontou que, em 2022, cerca de 36,5% das mulheres entre 15 e 29 anos estavam fora do mercado de trabalho ou da escola devido a obrigações domésticas ou de cuidado familiar.

Apesar de um aumento em comparação a 2023, onde 78% relataram enfrentar a dupla jornada, sete em cada 10 mulheres ainda acreditam ter perdido oportunidades de emprego devido ao gênero. A pesquisa também revelou que 58% já enfrentaram situações subjetivas ou invasivas durante processos seletivos.

Sobre desafios no mercado de trabalho, 27% apontaram a dificuldade em conquistar uma oportunidade de emprego, enquanto 26% destacaram a dificuldade em obter reconhecimento e progredir profissionalmente. A cultura de machismo em empresas foi mencionada por 18% das participantes como um desafio, e 16% destacaram a dificuldade em conciliar vida pessoal e profissional.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia