Justiça : Van Hattem: O mundo agora sabe que o Brasil vive uma ditadura
Enviado por alexandre em 14/03/2024 09:31:31

Deputado discursou na frente do Congresso dos Estados Unidos sobre situação do Brasil


Marcel van Hattem em discurso na frente do Congresso dos Estados Unidos Foto: Reprodução/YouTube Marcel van Hattem

O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) discursou, nesta terça-feira (12), em frente ao Congresso dos Estados Unidos, em Washington, e denunciou o que ele chamou “de graves retrocessos” que o Brasil estaria vivenciando em sua democracia, liberdade e Estado de Direito. Nas redes sociais, o político disse que o mundo agora sabe que “o Brasil vive uma ditadura”.

Ao lado de uma comitiva composta por diversos parlamentares de oposição, o deputado federal relatou o que tem acontecido no Brasil nos últimos anos, incluindo a Operação Lava Jato e a condenação do hoje presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na sequência, o parlamentar falou sobre o Inquérito das Fake News e disse que ele tem sido utilizado para perseguição.

– O número de pessoas criminalmente processadas, ou devo dizer mais precisamente, perseguidas pelo ministro Moraes [relator do inquérito] e pelo STF chega a milhares de brasileiros atualmente – disse van Hattem.

O deputado ainda contestou a condução das ações sobre o 8 de janeiro na Suprema Corte e lembrou da morte do empresário Cleriston da Cunha, o Clezão, que já possuía um parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR) para ser liberado da prisão, mas que mesmo assim ficou mais de dez meses detido provisoriamente até falecer.

Ronaldo Sulfrio ao lado do deputado Van HATTEM

Marcel encerrou dizendo que, para ele, o Brasil vive “uma ditadura em desenvolvimento” e que não é surpresa que o presidente Lula seja aliado de ditadores como Xi Jinping, da China; Nicolás Maduro, da Venezuela; Vladimir Putin, da Rússia; e até o grupo terrorista Hamas, que teceu diversos elogios ao petista após ele criticar Israel pela guerra na Faixa de Gaza.

– Diferente de todas as ditaduras, a que estamos vivendo no Brasil, no entanto, é construída de uma forma mais sutil e perigosa. O próprio sistema judicial está liderando a ruptura institucional, o que torna mais difícil para o mundo entender o triste e perigoso processo – completou.

Leia também1 Em resposta ao Supremo, CCJ do Senado aprova PEC das Drogas
2 Supremo planeja gastar mais de R$ 100 mil com grades e cones
3 Paul Alexander, conhecido pelo "pulmão de aço", morre aos 78 anos
4 Janja usa sapato que custa R$ 8,5 mil para discursar na ONU
5 Anatel vai tirar do a

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia