Regionais : Março Lilás: vereador Robinho da Saúde alerta ouro-pretenses para os cuidados com a saúde
Enviado por alexandre em 15/03/2024 15:45:06

A campanha chama a atenção para a prevenção e combate contra o câncer de colo de útero, que mais acomete mulheres no Brasil e no Estado

 

O mês de março é marcado por ser o mês que é comemorado o Dia Internacional das Mulheres e pelo enfrentamento ao câncer de útero, através da campanha “Março Lilás”. O objetivo é conscientizar a população feminina sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino, o terceiro tipo de câncer mais incidente entre as brasileiras e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2024, o Brasil vai registrar mais de 20 mil casos novos. No estado de Rondônia, a doença deve manter-se em primeiro colocado nos casos.

Os números impressionam o vereador Robinho da Saúde, vice-presidente da Câmara municipal de Ouro Preto do Oeste que chama a atenção para a necessidade da prevenção e do acompanhamento médico.

De acordo com o vereador Robinho da Saúde, é fundamental incentivar, conscientizar sobre os cuidados com a saúde da mulher.  Vale ressaltar que trata-se de um tipo de câncer que demora muitos anos para se desenvolver. As alterações das células que dão origem ao câncer do colo do útero são facilmente descobertas no exame preventivo (Papanicolau) as chances de cura são de 100% quando diagnosticado na fase inicial.

“Infelizmente, o câncer é uma realidade entre a nossa sociedade e o melhor tratamento ainda é a prevenção. Temos uma triste realidade que são os altos números de casos que acometem as mulheres no Estado e por não dizer em nosso município de Ouro Preto do Oeste. Por isso, neste mês destinado às mulheres, eu gostaria de reforçar o pedido para que elas busquem o atendimento médico e façam os exames regulamente. Aproveitem o “Março Lilás” e cuidem-se”, destaca o vereador Robinho, que tem como marca a luta em prol da saúde e nobre edil sempre afirma que seu mandato é pautado em defesa da sociedade ouro-pretense.

 

Sobre o câncer de colo uterino

É causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer.

 

Atualmente, a principal forma de prevenção para o câncer de colo de útero é a vacina contra o HPV, disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), por determinação do Ministério da Saúde. A imunização pode prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais.

O uso de preservativos é outra forma de prevenção, já que diminui o risco de contágio pelo vírus, que ocorre através de relações sexuais. Já o exame preventivo, popularmente conhecido como Papanicolau, deve ser feito periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual. Através do exame, é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces, que se tratadas, são curadas na quase totalidade dos casos, não evoluindo para o câncer.

 

ASCOM

 

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia