Regionais : Domingo de Ramos: entenda o significado da data que marca o início da Semana Santa
Enviado por alexandre em 24/03/2024 18:15:52

O Domingo de Ramos marca o primeiro dia da Semana Santa. Pela igreja católica, celebra-se a entrada de Jesus a Jerusalém, montado em um animal. Além de relembrar que Jesus é o filho de Deus, a data também reconhece através dos ramos de palmeiras a peregrinação de cada cristão na terra ao caminho da vida com Deus.

Mas, a data, por mais que revele a humildade de Jesus, também nos ensina que seguir a Cristo é renunciar de nós mesmos, já que os fiéis também vivenciam a quaresma, tempo de preparação para a Páscoa. O conceito do Domingo de Ramos e da importância da renúncia espiritual e individual.

O Domingo de Ramos é o início da Semana Santa, e a Semana Maior que por si só é uma espiritualidade que nos convida a uma reflexão, a uma interiorização para pararmos um pouco de olharmos o externo, o entorno de nós e olharmos para dentro de nós, para o nosso interior, olharmos para aquilo que nos constitui como essência já que somos filhos e filhas de Deus. Portanto, todos nós somos irmãos e irmãs, então não se pode associar apenas o Domingo de Ramos, é uma espiritualidade do entorno dessa semana que se inicia com este evento, com este acontecimento na vida de Cristo que nos toca diretamente enquanto filhos e filhas dessa igreja que é Mãe Mestra, a Igreja Católica.

O simbolismo de Jesus sendo levado por um jumento se reflete à humildade, que mesmo estando em um animal considerado simples, era aclamado por uma multidão que o seguia. Esta também é uma prova de que Cristo ensinava sobre igualdade, fraternidade e amor ao próximo.

Primeiro significado é romper com uma cultura da violência, romper com uma cultura que mostrava e que idealizava que rei tinha que ter um cavalo com seus soldados que o protegiam, que matava pela força da espada. Nosso Senhor é este rei, o rei da nossa vida, o rei do universo e que vem nos trazer a lição de que a vitória deve ser a vitória do amor. Por isso, é que ele entra com o jumentinho em Jerusalém pra dizer, ‘olha, o meu reinado não é deste mundo, meu reinado não se adequa ou não é perfeitamente visível aos olhos meramente humanos que imaginam um rei e um cavalo todo bem armado, com armaduras protetoras e um exército que brigue e que luta’. A luta de Jesus é a luta do amor é trazer a fraternidade é trazer a igualdade, é dizer que todos nós somos pertencentes ao mesmo DNA, não apenas DNA geneticamente ou biologicamente falando, mas é o DNA de Deus, todos somos o povo de Deus e o reino de Cristo é o reino do amor e da paz.

Publicidade Notícia