Regionais : Estudante de medicina frauda Enem, faz provas em nome de outros e é preso no PA
Enviado por alexandre em 30/03/2024 10:26:04


Estudante de medicina André Rodrigues Ataíde. Foto: reprodução

A Polícia Federal (PF) realizou a prisão de um suspeito no início da tarde da última sexta-feira (29) em Belém, sob a acusação de ter feito provas do Enem no lugar de pelo menos outras duas pessoas. A prisão está relacionada à operação Passe Livre, que teve início em 16 de fevereiro deste ano, na cidade de Marabá, no sudeste do Pará.

O suspeito, identificado como André Rodrigues Ataíde, de 23 anos e estudante de medicina, foi capturado na casa de parentes na capital paraense, às 14h30, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva, conforme informações do G1. Ele é acusado de falsidade ideológica, uso de documento falso e estelionato, com agravante por ter sido praticado contra autarquia.

André é considerado o principal alvo da investigação. De acordo com a Polícia Federal, ele teria realizado a prova do Enem para um parente em 2022 e para um amigo em 2023, utilizando-se de falsificação de assinatura. Ambos os candidatos foram aprovados nos exames fraudulentos.

O suspeito era estudante de medicina na Universidade do Estado do Pará (UEPA), no campus de Marabá, e possuía um histórico escolar destacado. Em resposta à investigação da Polícia Federal, a UEPA decidiu suspender os três alunos de medicina envolvidos no caso.

Após os procedimentos legais na Superintendência da Polícia Federal no Pará, André foi encaminhado ao Sistema Penal para aguardar as próximas etapas do processo. A defesa do investigado informou que recorrerá da prisão.


Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia