Regionais : Em Presidente Médici Confúcio participa de reunião e avalia Território da Cidadania
Enviado por alexandre em 08/07/2010 17:38:14



Em Presidente Médici Confúcio participa de reunião e avalia Território da Cidadania

“Que é maravilhoso, ninguém duvida. Falta apenas sintonia fina entre os ministérios”. A declaração é do candidato do PMDB ao governo de Rondônia, Confúcio Moura, impressionado com o que ouviu depois de assistir, nesta quarta-feira (07), em Presidente Médici, a uma reunião da região “Território Central” do programa “Território da Cidadania”.

De acordo com o peemedebista, há poucas iniciativas de governo tão importantes como o programa Território da Cidadania, “porque além de prestigiar o desenvolvimento solidário ou consorciado, abre o espaço democrático, de baixo para cima, para a formação de políticas decentes, isto é, os programas não vêm de cima pra baixo.”

Conforme explicou Confúcio Moura, que participou do encontro a convite do secretário geral Rui Vieira, do regional “Território Central” do programa governamental, em que pese o apoio dado à iniciativa pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), percebe-se que é insuficiente a cooperação que deveria existir entre os ministérios afins.

“O MDA dá todo apoio. Mas, na hora “H” da cooperação entre os ministérios, alguns deles fingem de morto e não dão prioridade aos projetos debatidos a exaustão nas bases territoriais”, reclama o candidato.

De acordo com Confúcio Moura, segundo informações colhidas na ocasião do próprio Rui Vieira, o Território da Cidadania Central abrange 13 municípios - Alvorada D`Oeste, Governador Jorge Teixeira, Jaru, Ji-Paraná, Mirante da Serra, Nova União, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici, Teixeirópolis, Theobroma, Urupá, Vale do Anari e Vale do Paraíso -, em uma área de 31.243,30 Km², onde vivem 309 mil 943 pessoas, das quais 111 mil 484 no meio rural.

“Os agricultores participam ativamente, chegam a brigar entre si, no bom sentido. Depois os projetos seguem para Brasília. Mas quando chegam por lá, até parece que o Programa não pertence ao Governo Federal. É um belo programa, não resta dúvida. Mas, tem muita burocracia”, critica Confúcio Moura.

Segundo o candidato do PMDB explicou ao final, apesar dessas dificuldades, em dois anos de existência, graças ao entusiasmo das bases, o programa vem tentando consolidar a importância da atuação integrada entre agentes do governo e sociedade para promover o desenvolvimento econômico territorial e a universalização de programas básicos de cidadania em regiões que mais precisam, especialmente no meio rural.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia