Política : Veja lista de governadores à direita que venceriam Lula
Enviado por alexandre em 12/04/2024 09:09:53

Com popularidade em queda constante, Lula cria cenário favorável para a direita


Governadores bem posicionados ante o eleitorado Foto: Valter Camargo/Agência Brasil; Foto: Alan Santos/PR; Foto: EFE/ Isaac Fontana; Foto: Mônica Andrade/Governo do Estado de SP

A popularidade do presidente Lula (PT) em queda constante produz uma série de nomes à direita para brigar no páreo. É o caso do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), que está no topo do ranking de popularidade entre os governadores que almejam disputar a corrida presidencial em 2026, segundo dados da pesquisa Genial/Quaest, publicada nesta quinta-feira (11).

Caiado tem 86% de aprovação neste seu segundo mandato, número que lhe confere a maior taxa registrada nos estados pesquisados, como São Paulo, Paraná e Minas Gerais. A pesquisa aponta que apenas 12% dos entrevistados reprovaram seu governo, e 2% não souberam responder.

Leia também1 Lula veta projeto e mantém saidinhas temporárias de presos
2 Pacheco defende ministro de Lula após críticas de Arthur Lira
3 Após morte do sogro, Lula pede respeito à privacidade de Janja
4 Lira critica Alexandre Padilha, ministro de Lula: "Incompetente”
5 Silente por dez dias, Lula diz que 'mulher não foi feita pra apanhar'

No Paraná, Ratinho Júnior (PSD) também figura bem entre os chefes do Executivo nos estados que gozam de boa reputação entre os eleitores. Ele bateu a marca de 79% de aprovação, enquanto Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, e Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, obtiveram 62% de aprovação nos seus estados.

A pesquisa consolida que os quatro governadores citados, se candidatos ao Palácio do Planalto, em 2026, tem cenário mais favorável do que Lula. A aprovação do petista oscila entre 44% (Paraná) a 52% (Minas Gerais).

Foram entrevistados 5.410 eleitores e a margem de erro sofre variação de acordo com a região. Em São Paulo, é de 2,4 pontos porcentuais. Em Minas, 2,5 pontos porcentuais, e no Paraná e em Goiás fica em 2,9 pontos.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia