A Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, lançou uma nova versão de seu modelo de inteligência artificial Llama, no mais recente esforço para acompanhar tecnologias semelhantes de concorrentes como OpenAI e Google.
O Llama 3, anunciado nesta quinta-feira (18), é uma atualização do modelo que a empresa lançou no ano passado, o Llama 2.
A big tech vai usar o novo produto para rodar um assistente de IA chamado Meta AI, que estará presente no Facebook, WhatsApp, Instagram e Messenger para realizar tarefas, criar conteúdo e acessar informações em tempo real, segundo a empresa.
Veja também
Manu, robô de inteligência artificial, tira dúvidas sobre dengue no Distrito Federal
Planeta Terra pode ter fim macabro causado por um Sol morto
O Meta AI estará disponível a partir desta quinta em países selecionados, como Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nigéria. O Brasil não está incluso na lista.
"Estamos construindo o Meta AI para refletir as diversas comunidades e idiomas ao redor do mundo. Estamos trabalhando para lançá-lo em mais locais este ano, mas não temos nada de novo para compartilhar no momento", disse a Meta, em nota.
Segundo a empresa, o Llama 3 codifica a linguagem com mais eficiência, o que resulta em uma melhoria substancial no desempenho, aumentando sua capacidade de compreensão e criação de linguagem.
O diretor de produto da empresa, Chris Cox, disse que a versão anterior, que tem código aberto, foi baixada 170 bilhões de vezes.
Já o Llama 3 é "líder do setor em vários testes para modelos deste tamanho", disse Cox. "Não estamos mais correndo atrás para ter um modelo que seja o melhor".
Muitas grandes empresas de tecnologia estão correndo para desenvolver produtos e serviços de IA, gastando bilhões em chips e recursos para desenvolver grandes modelos de linguagem (LLMs, na sigla em inglês) e outros produtos.
Fotos: Divulgação/Meta
A Meta também está usando IA para alimentar seus feeds de conteúdo e para melhorar a segmentação de anúncios.
A Meta tem usado IA em seus produtos há anos, mas desde o ano passado tem se inclinado mais fortemente para a tecnologia, com executivos enfatizando seus benefícios em aparições públicas e entrevistas.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Os investidores têm demonstrado otimismo sobre o uso de IA pela Meta em seus produtos. As ações subiram cerca de 1,5%, a US$ 501,80, nesta quinta-feira, e 44,9% neste ano.
Fonte: Folha de São Paulo