Regionais : Polícia Militar de Rondônia terá Batalhão para fazer frente ao crime organizado
Enviado por alexandre em 02/05/2024 16:33:15


Coronel PM Braguin, Secretário da Sesdec, coronel BM Vital e o chefe do Estado Maior da PM, coronel Garibaldi

Em coletiva de imprensa realizada na manhã de hoje, 2, no Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar de Rondônia, em Porto Velho, foi anunciada pelo comandante-geral, coronel Regis Braguin, a criação do Batalhão de Policiamento Tático de Ação e Reação ao Crime Organizado – BPTAR. Ele explicou que nos últimos anos, tem se verificado um aumento das ações relacionadas ao crime organizado e sobretudo das facções criminosas, ocasionando um aumento exponencial nos índices criminais do Estado. Por isso, se faz necessário o Batalhão.

Secretário de Segurança, coronel BM Vital e o coronel PM Braguin

Na coletiva, que contou com a presença do Secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, coronel BM Felipe Vital, foi oferecido um café da manhã à imprensa e aos policiais militares que participaram esta semana da prisão de vários elementos, apreensão de armas e munições. Sobre o BPTAR, o coronel Vital disse que com ele em ação, a incidência criminal vai baixar “principalmente de homicídios, possa figurar numa régua mais baixa, em relação outros estados”.

O coronel Braguin explicou que à necessidade de adequar as novas formas de policiamento ostensivo no tocante a atender a demanda existente. Então, disse ele, nós temos hoje, os Batalhões de Operações Especiais e de Choque, Batalhão de Fronteira, algumas especializadas. No campo, no combate efetivo ordinário, todos os dias nas ruas, nós temos as tropas táticas a nível dos Batalhões da capital e do interior. No entanto, nós não temos ainda um Batalhão especializado, voltado às ações perigosas fomentadas pelas facções.

Exemplos

Para o comandante-geral, o exemplo para criação deste Batalhão vem da Polícia de São Paulo, com a Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar – ROTA, que é o berço desse tipo de policiamento. E a ROTAM, em Goiás que são as modalidades de policiamento voltadas hoje para este enfrentamento. “Nós fizemos esse diagnóstico e entendemos que agora, de acordo com a incidência criminal que tem passado nos últimos meses aqui em Rondônia, principalmente em Porto Velho, há necessidade de que se crie esse Batalhão e tenha essa mesma modalidade e que tenha um contingente mais específico para o combate as facções criminosas que estão assolando nosso Estado”.

Para ele, a PM de Rondônia terá este Batalhão específico para fazer o combate bélico mais contundente a esses marginais e assim permitir que enquanto esse Batalhão está combatendo as facções teremos o nosso policiamento ordinário mais direcionado aos atendimentos gerais de ocorrência da Polícia Militar.

Elogio aos Policiais Militares desta Capital que participaram da Ocorrência Policial 66635/2024

“Impulsionado pelo sentimento de justiça que louvo e elogio os Policiais Militares que participaram do atendimento das vítimas e prisão dos envolvidos no ataque de facção ao Condomínio Morar Melhor. Diante da informação de que um grupo de criminosos pertencentes a uma facção rival teria adentrado furtivamente pelos fundos do residencial e lá realizado vários disparos em pessoas inocentes, de imediato os policiais militares de serviço dividiram-se em equipes para prestação de socorro e prisão dos envolvidos. Rapidamente, para poder entender a complexidade da situação a participação da inteligência foi fundamental.

Os militares da produção do conhecimento colecionaram vídeos que demonstravam a quantidade de criminosos que realizaram o ataque e a provável rota de fuga. A guarnição do 1º interventor, ao deparar-se com o cenário dos feridos ao solo, acionou de imediato as equipes de socorro através do CIOP. Com a chegada dos socorristas no local, os mesmos realizaram a estabilização dos feridos e condução para o Hospital João Paulo Segundo – JP II para os atendimentos complementares. Apesar das guarnições serem de batalhões diferentes, nesse período verificou-se uma harmonia e capacidade organizacional características de tropas de pronto emprego, com ações rápidas, contundentes e elevada disciplina tática.

Uma dessas ações destaco, criação de grupo para envio das informações sigilosas utilizando canal de baixa frequência, afastamento das guarnições do ponto coberto pela inteligência e reposição das equipes no teatro de operações. Colaborando para precisão o núcleo de inteligência montou um ponto de observação prevendo a rota que seria utilizada pelos marginais. Essas virtudes foram fundamentais para que todas as prisões e apreensões ocorressem sem necessidade de confronto letal entre guarnições e membros da facção o que poderia colocar em risco vidas de terceiros.

Como produto de uma ocorrência que durou mais de oito horas, a Polícia Militar, utilizando de sua tropa ordinária e de recobrimento de área sem necessidade de escalonamento de tropa especializada prendeu 07 (sete) suspeitos em três oportunidades distintas, apreendeu um veículo, 05 (cinco) pistolas, além de noventa e quatro munições de diversos calibres, 07 aparelhos celulares, além da quantia de R$ 2.148,00 (dois mil cento e quarenta e oito reais) em espécie e uma arma de choque.

Por fim, externo a todos esses policiais o orgulho que todos os cidadãos sentiram ao acordarem no feriado de 1º de maio e perceberem que os guardiões da paz social mais uma vez agiram em defesa da população e manutenção da ordem.

O Estado de Rondônia e a Polícia Militar concita a todos que mantenham o mesmo empenho, dedicação e compromisso com a segurança publica e sirvam de exemplo para vossos pares e subordinados.

Coronel PM Regis Braguin

Comandante-Geral da Polícia Militar de Rondônia

Fotos: Cabo PM Jornan

Texto: Lenilson Guedes


DESTAQUE OPERACIONAL TIRADENTES COMPLETA UM ANO E HOMENAGEIA POLICIAIS

Na manhã desta quinta-feira, 02, o saguão do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM) recebeu a solenidade que marcou o primeiro aniversário do Projeto Destaque Operacional Tiradentes. Este projeto, instituído no âmbito do Batalhão Tiradentes, tem como objetivo homenagear os militares que se destacam nos períodos mensal, semestral e anual.

O evento, presidido pelo tenente-coronel PM Edvaldo de Araújo Elias, comandante do 2º BPM, contou com a presença da tropa, familiares dos homenageados e membros da imprensa local.

O Destaque Operacional Tiradentes é uma iniciativa que busca não apenas reconhecer publicamente o empenho e a dedicação dos policiais militares, mas também destacar sua importância no policiamento ostensivo e na manutenção da segurança pública. Através de um sistema de pontuação baseado nos boletins de ocorrências policiais, cada ação dos militares é avaliada, levando em conta sua complexidade e eficácia.

O 3º sargento PM Jucimar José Felício, lotado na 3ª Companhia PM em Ouro Preto do Oeste foi homenageado como destaque do mês de março. O militar atua no serviço de rádio patrulha há mais de 17 anos com muita dedicação e profissionalismo.

Ao longo dos últimos 12 meses, o 3º sargento PM Rudimar Leandro Felber, lotado na 1ª Companhia PM em Ji-Paraná, se destacou com excelentes índices de produtividade, incluindo abordagens, apreensões de armas de fogo, drogas e recaptura de foragidos. Seu desempenho exemplar lhe rendeu os certificados de destaque semestral e anual.

O comandante do 2º BPM ressaltou a importância do reconhecimento do destaque operacional como uma forma de valorizar o desempenho dos policiais militares em sua atividade principal.

Este evento não apenas celebra os feitos individuais dos policiais, mas também reforça o compromisso contínuo do 2º BPM com a excelência e a segurança da comunidade de Ji-Paraná e de toda área de atuação do batalhão.

Texto e fotos: P5 do 2º BPM | 2º sargento PM Soares


Superintendente do IBGE faz visita institucional a Polícia Militar

Para estreitar laços e fortalecer a parceria entre as instituições, o comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM Regis Braguin, acompanhado do chefe do Estado Maior Geral da Polícia Militar, coronel PM Luis Garibaldi recebeu na manhã de hoje, 30, no Quartel do Comando-Geral a visita do superintendente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE , Luiz Cleyton Holanda Lobato, que apresentou detalhes do último Censo realizado em nível nacional, detalhando os dados socioeconômicos e sociais do Estado de Rondônia. ” Os conhecimentos repassados são de suma importância para um melhor planejamento e aplicação da segurança pública em defesa de nossa sociedade”, disse Braguin, agradecendo  visita do Superintendente.

O superintendente Luiz Cleyton Holanda Lobato e a Assessora Amabile Casarin, foram agraciados com a Moeda Institucional da PM.

Fotos: Cabo Edixon Herrera 

 

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia