Zumbis não surgiram com filmes de terror ou séries de TV apocalípticas. Eles estão presentes no imaginário humano há milhares de anos.
Arqueólogos descobriram que pessoas no fim do Neolítico (Idade da Pedra Polida) e nos séculos após esse período, já na Idade do Bronze, criaram sepulturas para evitar que os indivíduos voltassem do "mundo dos mortos" como espíritos ou cadáveres animados.
Uma postagem no Facebook, no mês passado, do Escritório de Estado Alemão para Gestão do Patrimônio e Arqueologia da Saxônia-Anhalt revelou que um "túmulo antizumbi" foi encontrado recentemente na vila de Oppin. No enterro, viu o corpo de um homem de 40 a 60 anos foi "preso" por uma pedra de um metro de comprimento, 50 cm de largura e 10 cm de espessura.
Veja também
Instagram lança novas figurinhas para os stories, incluindo uma 'secreta'; entenda
TikTok lança curso gratuito que ensina pequeno empreendedor a crescer na plataforma
"Deve-se presumir que a pedra foi colocada ali por um motivo, possivelmente para manter o morto na sepultura e evitar sua ressurreição", disse o órgão alemão.
Acredita-se que o homem tenha sido enterrado há cerca de 4.200 anos. A equipe que analisou o caso acredita que o homem pertencia à cultura Bell Beaker, um grupo da Idade do Bronze que surgiu por volta de 2800 AC e se dispersou pela Europa Ocidental e partes do noroeste da África. Ele foi descoberto deitado agachado sobre o lado esquerdo, com o corpo voltado para o leste e a cabeça voltada para o norte. Nada mais foi descoberto com os restos mortais.
Há poucos registros sobre a cultura Bell Beaker. Assim, a descoberta na Alemanha poderia ajudar a fornecer uma visão mais profunda das superstições das pessoas daquela época.
"Sabemos que já na Idade da Pedra as pessoas tinham medo de zumbis. Naquela época, as pessoas acreditavam que os mortos às vezes tentavam se libertar dos seus túmulos. Às vezes, os mortos eram colocados de bruços. Se o morto estiver deitado de bruços, ele cavará cada vez mais fundo, em vez de chegar à superfície", disse Susanne Friederich, arqueóloga do Escritório Estadual e gerente de Projeto para Escavações, disse à revista "Newsweek".
Foto: Reprodução
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Em algumas regiões da Europa, esse costume de "sepultamento preventivo" persistiu até a Idade Média.
Fonte: Extra