Regionais : Força Nacional reforça segurança de abrigos no RS após relatos de abusos
Enviado por alexandre em 12/05/2024 13:08:38


Equipes da Força Nacional em abrigo no Rio Grande do Sul. Foto: Força Nacional/ Ministério da Justiça/Divulgação

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou neste sábado (11) que a Força Nacional vai atuar na segurança dos abrigos montados para acolher as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

A medida surge em resposta às recentes denúncias de abusos sexuais contra crianças e mulheres nestes locais. Segundo o ministério, serão enviados 300 agentes para o estado até a próxima semana.

Na última semana, seis pessoas foram detidas sob suspeita de cometerem crimes de estupro em abrigos. Um dos crimes teria sido praticado contra uma criança no município de Viamão, a cerca de 20 km de Porto Alegre, conforme relatado pela Folha de S.Paulo.

Além das questões de segurança nos abrigos, o Rio Grande do Sul enfrenta uma onda de problemas relacionados à segurança pública, com saques e roubos a casas e estabelecimentos comerciais.

Vítimas de enchente chegam a abrigo em Canoas (RS). Foto: Divulgação/Prefeitura de Canoas

A Força Nacional já está atuando no resgate de pessoas e animais ilhados. Os agentes também estão realizando patrulhamento nas ruas e prestando apoio à Brigada Militar e ao Corpo de Bombeiros.

As fortes chuvas no estado gaúcho já deixaram 136 pessoas mortas e 125 desaparecidos, segundo a Defesa Civil. Até o momento, 71 mil pessoas estão em abrigos.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia