Regionais : Dengue, leptospirose e hepatite: chegada de frio intenso deve piorar situação no RS
Enviado por alexandre em 13/05/2024 12:20:13


Enchentes no RS. (Foto: Reprodução)

O Rio Grande do Sul enfrentará um período de frio intenso em meio às fortes chuvas, alerta o meteorologista Vinícius Lucyrio. As temperaturas baixas devem persistir ao longo da semana, aumentando os desafios para a população.

Além das enchentes, as baixas temperaturas representam riscos adicionais à saúde, alerta a médica Letícia Oliveira Dias. Doenças como leptospirose, hepatite A e infecções respiratórias podem se tornar mais comuns nesse cenário.

A aglomeração em abrigos também é preocupante, pois aumenta a transmissibilidade de doenças. O esvaziamento das águas das enchentes também pode criar condições favoráveis para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, aumentando o risco de dengue.

Para se proteger desses riscos, a população deve evitar o contato com a água das enchentes, usar máscaras de proteção respiratória e buscar atualizar sua vacinação. Estar atento aos sintomas e buscar tratamento médico quando necessário também são medidas importantes.


É estranho ver grandes empresas pedindo dinheiro para as vítimas da tragédia. Por Moisés Mendes


Enchentes no RS. (Foto: Reprodução)

Grandes empresários, que se apresentam como heróis e são aplaudidos pela extrema direita, são na verdade alguns dos grandes estelionatários do sentimento de solidariedade em meio à tragédia.

Alguns milionários que induzem clientes a doarem o ‘troco’, que seria depois repassado aos gaúchos, não deveriam assumir essa tarefa, que é do setor público e de ONGs com reputação em ativismo social.

Exploradores da miséria e da dor não podem se transformar em bancos e monetizar o marketing de heróis. Vamos parar com isso.

Que história é essa de uma grande empresa virar arrecadadora de dinheiro? Que loucura é essa por troco e PIX. O Ministério Público não pode fazer nada, porque nada afronta o poder econômico.

Grupo de resgate ajuda mulher em cadeira de rodas a subir no barco. (Foto: Nelson Almeida/AFP)

Quantas mães pobres, pensando na situação de outras mães desabrigadas, doaram trocos a empresas que passaram a fazer o que não é tarefa de quem tem negócios e busca lucros.

Os falsos heróis produzidos pelo bolsonarismo estão tirando dinheiro do povo. E ninguém consegue contê-los.

__________________________________________________________________________________________

PEREIO
Pereio era apelido. O nome dele era Paulo César de Campos Velho. Morreu hoje um cara com a verdadeira alma inquieta, atrevida e transgressora de Alegrete. Uma alma degradada pelo avanço do fascismo. Viva Pereio.


Bichos mortos e cheiro forte: como ficou o Aeroporto de Porto Alegre após chuvas no RS


Saguão do Aeroporto Internacional Salgado Filho inundado. Foto: reprodução

Após as intensas chuvas no Rio Grande do Sul, o Aeroporto Internacional Salgado Filho ficou completamente inundado, com o térreo totalmente coberto pela água. Como resultado, o aeroporto foi fechado por tempo indeterminado.

A força da água foi tão intensa que ultrapassou o sistema da bacia de detenção, que normalmente serve como proteção contra alagamentos. Isso resultou em danos significativos, afetando cabos de telefonia e internet, bem como equipamentos específicos do aeroporto, como esteiras, monitores e balanças.

A altura da inundação chegou a quase 2 metros em alguns pontos. Ao percorrer o saguão, é evidente a quantidade de sujeira na água, incluindo animais mortos, resíduos de plástico e um forte odor de alimentos em decomposição.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia