Regionais : Batalhão especializado no combate ao crime organizado será criado pela Polícia Militar de Rondônia
Enviado por alexandre em 23/05/2024 15:40:20

O uniforme e viaturas serão apresentadas no evento.

O governo do Estado de Rondônia, por meio da Polícia Militar, realiza nesta terça-feira, 28 de maio de 2024, às 17 horas, no Quartel do Comando-Geral, na avenida Tiradentes, 3360, em Porto Velho, a criação do Batalhão de Policiamento Tático de Ação e Reação ao Crime Organizado – BPTAR, Batalhão sargento PM Márcio Rodrigues da Silva, com policiais militares de diversas Unidades da capital e interior, treinados e prontos para atuarem nessa natureza de eventos. O anúncio foi feito pelo comandante-geral da Instituição, coronel PM Regis Braguin. O uniforme e viaturas serão apresentadas no evento.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, determinou ao comandante da PM, tolerância zero contra o crime organizado, este, também, foi um dos motivos da criação do Batalhão.. Este Batalhão será especializado no combate ao tráfico de drogas, extorsão, crime organizado e outras atividades criminosas que afetam a segurança pública. “O objetivo é fortalecer a presença policial em áreas críticas e desarticular quadrilhas que atuam na região”. A iniciativa faz parte de um plano mais amplo de segurança, que inclui investimento em tecnologia, treinamento e inteligência policial. A medida é uma resposta às crescentes demandas da população por maior segurança e justiça.

A criação do Batalhão de Policiamento Tático de Ação e Reação ao Crime Organizado – BPTAR, representa um marco na luta contra as organizações criminosas que atuam de forma estruturada e coordenada. Por meio da implementação dessa unidade especializada, a Polícia Militar visa combater de maneira mais eficaz os diferentes tipos de crimes organizados que ameaçam a segurança pública, promovendo a integração de ações e o uso de estratégias específicas para enfrentar essa complexa realidade.

Na justificativa para criação do Batalhão, o comandante-geral da PM, coronel Regis Braguin, explicou que nos últimos anos, tem se verificado um aumento das ações relacionadas ao crime organizado e sobretudo das facções criminosas, ocasionando um aumento exponencial nos índices criminais do Estado, acarretando em homicídios, roubos e furtos, situações que afligem diretamente o cidadão e desencadeiam na Polícia Militar à necessidade de adequar as novas formas de policiamento ostensivo no tocante a atender a demanda existente.

O crime organizado é uma realidade presente em diversos países, caracterizado pela atuação de grupos que buscam obter lucro por meio de atividades ilícitas como tráfico de drogas, armas, pessoas, corrupção e lavagem de dinheiro. Essas organizações possuem estruturas bem definidas, utilizam a violência como meio de alcançar seus objetivos e representam uma ameaça significativa para a sociedade. A contextualização desse cenário é viável para compreender a importância da criação de um batalhão especializado no enfrentamento do crime organizado e na proteção da ordem pública.

HOMENAGEM

O sargento PM Rodrigues incorporou as fileiras da Polícia Militar de Rondônia (PMRO) em 01/12/2006 e desde o início de sua carreira militar labutou no Batalhão Belmont, onde devido sua perspicácia, comprometimento e integridade passou a compor o Pelotão de Força Tática. No dia 03/10/2020, durante atendimento a uma ocorrência em uma área rural na região de Mutum Paraná, foi alvejado e infelizmente veio a óbito.

O nome do BPTAR, na data de hoje, recorda o policial abnegado e leal, que honrou o juramento feito ao incorporar a Briosa Policia Militar de Rondônia até o último suspiro, deixando um legado que será honrado e que ecoará pela eternidade.

Fonte: Diretoria de Comunicação Social da Polícia Militar de Rondônia

Texto: Jornalista Lenilson Guedes

Fotos: Dcoms

SARGENTO PM MÁRCIO RODRIGUES DA SILVA

WhatsApp Image 2020-10-04 at 12.43.54

O Governo do Estado de Rondônia e a Polícia Militar de Rondônia (PMRO) lamentam com profundo pesar o falecimento do sargento PM Márcio Rodrigues da Silva (do quadro das Praças Combatentes), vítima de um ato covarde de criminosos ocorrido sábado (3), em uma linha do distrito de Mutum-Paraná.

O governador do Estado de Rondônia, coronel PM Marcos Rocha, tão logo tomou conhecimento das primeiras informações da ocorrência determinou ações rápidas da Polícia Militar para prender os acusados que agiram no crime que abalou toda a Corporação e à sociedade rondoniense.

Natural de Porto Velho, Rondônia,, o sargento PM Márcio Rodrigues da Silva ingressou na Polícia Militar de Rondônia em 1º de dezembro de 2006, alcançando o posto de 3º sargento da PMRO em 2019, por antiguidade.

Durante todo o período em que trabalhou na Corporação, honrou seu compromisso de bem servir à sociedade rondoniense. Profissional dedicado e querido pelos companheiros, desempenhou suas funções com presteza e zelo à causa Policial Militar.

Em toda trajetória na Polícia Militar, o sargento PM Márcio Rodrigues da Silva foi merecedor de 10 elogios por bons serviços prestados e fez por merecer a medalha de DEDICACAO POLICIAL MILITAR – 1º DECENIO.

Diante de tamanha perda, o Governo do Estado de Rondônia e a Polícia Militar de Rondônia manifestam sinceros sentimentos de pesar. Lamentamos o fato que deixou todos bastante entristecidos e desejamos aos familiares e amigos do sargento PM Márcio Rodrigues da Silva nosso mais profundo sentimento e rogamos a Deus nosso Pai em confortar a todos. 

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia