Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), revelou a Sergio Moro (União-PR) sua torcida para o julgamento que analisava o pedido de cassação do senador. Durante encontro que tiveram no mês passado, o magistrado disse que torcia pela permanência de Moro no Senado.
“Torço para que continue no Senado. Ao contrário do senhor, não persigo ninguém”, afirmou o decano do Supremo ao ex-juiz da Lava-Jato, segundo a colunista Bela Megale, do Globo.
No início de abril, Moro procurou Gilmar Mendes para uma conversa que durou uma hora e meia. Durante o encontro, o ministro do STF destacou as críticas públicas que faz a Moro e à Lava-Jato, aconselhando-o a “usar a experiência de senador para aprender”.
Além disso, aliados de Moro avaliam que o encontro com Gilmar Mendes, realizado um mês antes do caso ser julgado pela corte, foi importante para demonstrar os gestos do senador em relação ao Judiciário.
Na última terça-feira, Moro foi absolvido por unanimidade pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na ação movida pelo PL e pelo PT, que o acusavam de abuso de poder econômico, caixa 2 e uso indevido dos meios de comunicação.
A cassação do ex-juiz foi rejeitada no TSE pelo relator Floriano de Azevedo, com voto seguido pelos ministros André Ramos Tavares, Cármen Lúcia, Nunes Marques, Raul Araújo, Isabel Gallotti e Moraes.