Justiça : Financial Times diz que STF deu “duro golpe” na Lava Jato
Enviado por alexandre em 24/05/2024 00:11:43

Ativistas anticorrupção dizem que as decisões são prejudiciais ao estado de direito no Brasil


José Dirceu Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

O jornal britânico Financial Times publicou um artigo sobre as recentes decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou condenações contra figuras de destaque da Operação Lava Jato. Segundo a publicação, essas decisões representam um “duro golpe” no legado da investigação sobre o maior escândalo de corrupção do Brasil.

Na noite da última terça-feira (21), o STF anulou uma condenação de 2017 contra José Dirceu, ex-deputado e ex-ministro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), alegando que o prazo de prescrição havia expirado. Outra decisão comentada foi a de Dias Toffoli que anulou as decisões contra o empresário Marcelo Odebrecht, que havia sido condenado em 2016 por crimes como suborno e lavagem de dinheiro.

Leia também1 Glicerina no cabelo: Saiba seus benefícios e como usar!
2 Bolsonaro fala que municípios estão com saudades de sua gestão
3 Biden: "Não há equivalência entre ações de Israel e Hamas"
4 Magno Malta chama José Dirceu de patrão de Toffoli: "Vergonha"
5 Vídeo mostra perseguição entre PM e veículo que terminou em mortes

O artigo destaca que essas decisões são mais um “prego no caixão” da Lava Jato, operação iniciada em 2014 que revelou um esquema de propinas envolvendo a estatal Petrobras. O Departamento de Justiça dos Estados Unidos descreveu o caso como o “maior caso de suborno estrangeiro da história”. De acordo com os investigadores, um cartel de empresas de construção pagava subornos a funcionários e executivos da Petrobras em troca de contratos.

Filipe Campante, professor associado da Universidade Johns Hopkins, comentou ao Financial Times que essas decisões são “simbólicas da derrota e reversão total” da Lava Jato, afirmando que “antes da Lava Jato, era impensável que certos jogadores fossem presos”.

IMPACTO NA LUTA CONTRA A CORRUPÇÃO
As decisões recentes do STF, segundo ativistas anticorrupção, são prejudiciais ao estado de direito no Brasil. A ONG Transparency International alertou que a destruição da luta contra a corrupção no país é constante e que as decisões minam a credibilidade do Judiciário na sociedade, com implicações para a estabilidade democrática.

O Financial Times conclui que, com essas decisões, o STF do Brasil tornou-se um fator de insegurança para a ordem jurídica internacional, considerando que se tratam de casos que atingem múltiplas jurisdições.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia