Regionais : Ambiental: Operação Protetor dos Biomas Flagra Criminoso Ambiental em Ação
Enviado por alexandre em 27/05/2024 15:35:32


No dia 26 de maio de 2024, a Operação Protetor dos Biomas, comandada pelo Batalhão de Polícia Ambiental, obteve êxito em localizar um infrator no ato do desmatamento. O criminoso ambiental foi flagrado derrubando árvores com o uso de uma motosserra no distrito de Extrema.

As equipes receberam um alerta de desmatamento através da plataforma Brasil Mais, do Ministério da Justiça, e rapidamente se deslocaram para o local. Utilizando drones para auxiliar na localização do infrator e mensurar o dano ambiental, os policiais puderam ouvir o barulho da motosserra na floresta. Os policiais então adentraram a mata e interromperam a destruição das árvores. A motosserra foi apreendida e o infrator foi autuado com uma multa de R$ 115.000,00, além de responder criminalmente por seus atos.

A operação, apoiada por imagens de satélite fornecidas pela plataforma, constatou a destruição de 22 hectares de floresta nativa. O sucesso desta ação destaca a importância da tecnologia no combate ao desmatamento e reafirma o compromisso das autoridades em proteger o meio ambiente. A vigilância continua, garantindo uma resposta rápida e eficaz a novos alertas.

Equipe Protetor do Bioma da área do CRP-I e infrator ao meio
A utilização de drones otimiza o serviço de fiscalização ambiental.
Área desmatada pelo infrator entre os meses de abril e maio de 2024.

Operação Protetor dos Biomas: Polícia Militar de Rondônia combate desmatamento na RESEX Angelim e Apreende armas e munições

Armas, munições, objetos utilizados para caça e motosserra apreendidos no local

No dia 25 de maio, a Polícia Militar do Estado de Rondônia, por meio do Batalhão de Polícia Ambiental, com apoio do 8º BPM, em resposta aos alertas de desmatamento emitidos pelo Programa Brasil Mais, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, no município de Machadinho D’Oeste, esteve mais uma vez no local.

Utilizando imagens de satélite, a equipe policial identificou atividade ilegal de desmatamento na Reserva Extrativista (RESEX) Angelim. No local, foi encontrada uma residência onde um indivíduo tentou fugir, mas foi rapidamente detido pelas autoridades.


Durante a ação, foram apreendidas duas armas de fogo artesanais, diversas munições de diferentes calibres, equipamentos de caça e um motosserra. O indivíduo detido admitiu não possuir autorização para a posse das armas e do motosserra, além de confessar que havia desmatado a área.

O suspeito foi preso por violar a Lei Federal 9.605/98, que trata de crimes ambientais, e foi conduzido à Unidade Integrada de Segurança Pública (UNISP) de Machadinho do Oeste.

As medidas administrativas cabíveis foram executadas pela equipe do Batalhão Ambiental, garantindo a aplicação da legislação ambiental e a preservação do bioma amazônico. A operação reforça o compromisso da Polícia Militar de Rondônia na proteção e defesa dos recursos naturais do estado.


Operação Protetor dos Biomas Combate Desmatamento no Distrito de Vista Alegre

No dia 24 de maio de 2026, a Operação Protetor do Bioma realizou uma ação intensiva na região de Vista Alegre do Abunã, em Porto Velho, para combater o avanço do desmatamento. Utilizando a plataforma Brasil Mais do Ministério da Justiça, que fornece imagens de satélite atualizadas a cada 24 horas, as equipes puderam localizar e interromper os danos ambientais no momento em que ocorriam.

Durante a operação, foram identificadas três áreas desmatadas, totalizando um dano ambiental de mais de 600 hectares. Os lotes vizinhos estavam situados no Ramal do Boi, no distrito de Vista Alegre do Abunã. As autoridades identificaram e autuaram os proprietários das áreas desmatadas, resultando em multas que somam mais de 3 milhões de reais.

A fiscalização ambiental continua na região para garantir a proteção do bioma e a aplicação das medidas cabíveis contra práticas ilegais de desmatamento.

 

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia