Coluna Meio Ambiente : Em Mato Grosso, ataque em garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé deixa dois mortos
Enviado por alexandre em 28/05/2024 09:45:49

No local, os policiais encontraram os dois corpos já no chão e sem vida. Segundo as testemunhas que estavam no local, os atiradores chegaram ao barraco onde estavam as vítimas

 Dois homens, ainda não identificados, morreram durante um ataque em um garimpo ilegal, na Terra Indígena Sararé, região Suldoeste de Mato Grosso, nesse domingo, 26. Outras duas pessoas ficaram feridas. O local é frequentemente alvo de garimpeiros para extração ilegal de madeira e ouro.

 

A caso foi atendido por policiais civis das Delegacias de Pontes e Lacerda e de Vila Bela da Santíssima Trindade. No local, os policiais encontraram os dois corpos já no chão e sem vida. Segundo as testemunhas que estavam no local, os atiradores chegaram ao barraco onde estavam as vítimas, bateram nas pessoas e efetuaram os disparos.

 

Conforme a polícia, outras duas pessoas, ficaram feridas com as perfurações provocadas por disparos de arma de fogo. A Terra Indígena fica na divisa dos municípios de Pontes e Lacerda e Vila da Santíssima Trindade e frequentemente é alvo de garimpo ilegal.

 

Veja também

 

Enchentes no Rio Grande do Sul causaram impactos na fauna e flora da região

 

Em 50 anos, 81% dos peixes migratórios de água doce foram perdidos

 

Segundo o delegado, até o momento, não há mais informações sobre quem seriam os atiradores. O caso é investigado pela Polícia Civil. “As primeiras motivações, até passadas por pessoas que estavam lá, seria a disputa territorial dentro do garimpo, que atua na Terra Indígena Sararé”, afirmou o delegado Regional de Pontes e Lacerda, João Paulo Berté.

 

No mês passado, uma operação conjunta de forças de segurança destruiu diversos maquinários usado no garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé. Durante a ação, os policias federais encontraram e destruíram 22 pás carregadeiras, 39 motores estacionários, duas bombas d’água e outros equipamentos. O maquinário destruído tem custo estimado em R$ 1 milhão.

 

TERRA INDÍGENA SARARÉ

 

 

A Terra Indígena está localizada nos municípios de Vila Bela da Santíssima Trindade, Conquista D’Oeste e Nova Lacerda. O território que possui 67.420 hectares e é homologado desde 1985. Recorrentemente, foi alvo de garimpeiros e operações de combate aos crimes ambientais. Segundo a Funai, a exploração mineral ilegal na região é antiga, o que torna a TI alvo de atividades do garimpo ilegal desde a década de 1990.

 

TERRA INVADIDA

 

Fotos: Divulgação/Ibama 

 

Em abril deste ano, a Polícia Federal (PF) realizou uma ação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Exército, a Funai, a Força Nacional, o Gefron-MT e o Ciopaer-MT para a retirada de garimpeiros da Terra Indígena Sararé.

 

De acordo com a PF, foram realizadas barreiras nas principais vias de acesso à Terra Indígena e incursões pelas matas e áreas atingidas pelos garimpeiros. Foram encontrados e inutilizados 22 pás carregadeiras, 39 motores estacionários, duas bombas d’água, um gerador e duas britadeiras.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Na ocasião, a Polícia Federal disse que as investigações teriam continuidade para “identificar os financiadores das atividades ilegais e descapitalizar a organização criminosa que, ao usurpar de ouro de origem ilegal, financia diretamente a degradação do meio ambiente, dizima a população indígena na região e polui os rios que abastecem os municípios”, informou a PF.

 

Fonte: Revista Cenarium

LEIA MAIS

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia