Política : Crise hídrica: MP debate tema em audiência pública em Ji-Paraná
Enviado por alexandre em 07/06/2024 09:38:00

O Ministério Público, por meio da Promotoria de Justiça de Ji-Paraná, promoveu na noite da quarta-feira (5/6) a 1ª audiência pública que tratou da crise hídrica que se desenha para o verão amazônico, com temperaturas mais altas e clima mais seco, de acordo com prognósticos de órgãos federais e estaduais.

A audiência pública foi planejada e coordenada pela Promotora de Justiça Conceição Forte Baena, com o intuito de levar ao conhecimento da sociedade o tema, bem como iniciar uma tratativa de dar publicidade ao plano de contingência dos Poderes Públicos e discutir com a comunidade a questão do abastecimento de água pela CAERD em relação à notícia de possível crise hídrica.



O evento contou com a participação de representantes da Defesa Civil estadual e da Companhia de Água e Esgoto e dos órgãos e secretarias municipais com ligação ao tema.

De acordo com a Promotora, o momento foi importante para o debate de ideias e a interação com o público presente, dentre eles, a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

A situação foi exposta e discutida entre os presentes, com vários questionamentos e abordagens sobre a temática. Uma das abordagens, segundo a integrante do MPRO, é a conscientização de todos para o uso racional da água, bem como cobrar providências da CAERD para que a população local não sofra ou sejam minimizados os prejuízos com eventual escassez de água.

Ao final, ficou acertado que o MP irá envolver o Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (GAEMA), para que seja realizada uma reunião conjunta de planejamento e construção de um compromisso articulado dos planos de contingência das autoridades principais da administração pública.

Gerência de Comunicação Integrada (GCI)

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia