Coluna Qualidade de Vida : Veja 3 alimentos a serem evitados por quem tem problemas na tireoide
Enviado por alexandre em 07/06/2024 10:28:02

O que se come tende a afetar a saúde da tireoide. Mais de 750 milhões de pessoas em todo o mundo enfrentam algum problema na glândula

 De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 750 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de algum distúrbio na tireoide. Desse número, em torno de 60% desconhece ter alguma alteração na glândula. Entre os problemas mais conhecidos estão hipertireoidismo, hipotireoidismo e nódulos tireoidianos.

 

Com base em informações do Instituto Nacional da Saúde (NIH) dos Estados Unidos, o portal norte-americano de saúde e nutrição Health listou, em um artigo, alimentos que devem ser evitados por quem enfrenta problemas na tireoide. A coluna Claudia Meireles aproveitou para associar as informações com a realidade brasileira. Afinal, o que se ingere tende a afetar a saúde da glândula.

 

Abaixo, descubra os três alimentos que não são indicados para quem apresenta alterações na tireoide:

 

Veja também

 

Estudo revela como o sexo pode ajudar mães de filhos com autismo

 

Saiba os benefícios de incluir a couve no cardápio todos os dias

 

1. GLÚTEN

 

doença celíaca celiacos intolerância ao glúten

 

Um estudo publicado pela revista científica Nutrients avaliou a relação do glúten com a doença celíaca e condições autoimunes da tireoide, como a tireoidite de Hashimoto. A pesquisa observou a “existência de um eixo tireoidiano-intestino significativo”.

 

Os autores descobriram que os micro-organismos intestinais afetam não apenas o sistema imunológico e a absorção de micronutrientes, mas também a função da tireoide. Os estudiosos detalharam ser necessário realizar mais estudos para ajudar a tratar doenças na glândula.

 

2. ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS

 

Foto colorida de potes com ketchup, mostarda e maionese - Metrópoles

 

No Brasil, embalagens de sal devem alertar que o alimento é iodado. A adição do mineral ao tempero se tornou obrigatória no país na década de 1950. A medida passou a ser adotada como estratégia para reduzir os casos de bócio, doença provocada pela deficiência de iodo no organismo.

 

Caso pense em aumentar a ingestão de alimentos com alto teor de sódio com o objetivo de adicionar mais iodo ao plano alimentar, tenha cuidado. Essas opções — o que inclui salgadinhos, molhos prontos e carnes defumadas — dispõem de alguns conservantes que, quando consumidos em excesso, prejudicam a absorção de iodo pela tireoide.

 

3. AÇÚCAR

 

Foto colorida de doces - Metrópoles

Fotos:  Reprodução/Internet

 

As formiguinhas de plantão com problema na glândula devem diminuir o consumo de açúcar, substância encontrada em doces, bolos e alimentos com farinha refinada, a exemplo de pães e massas. Comer em exagero essas opções pode ocasionar resistência à insulina e desencadear a diabetes.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Ficar com a insulina em níveis alterados no organismo pode contribuir com o aparecimento de nódulos na tireoide. Em casos mais graves, resulta até em câncer na glândula.

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia