Regionais : Papa Francisco volta a falar em “viadagem” na Igreja Católica
Enviado por alexandre em 12/06/2024 10:15:26

Pontífice teria declarado que "existe um ar de viadagem no Vaticano"


Papa Francisco Foto: GIUSEPPE LAMI/EFE/EFEVISUAL

Semanas depois de pedir desculpas por ter dito que existia “bichice demais” em seminários católicos, o papa Francisco teria voltado a utilizar o termo frocciagine, que em português poderia ser traduzido como o equivalente a “viadagem”. A informação foi divulgada nesta terça-feira (11) pela agência de notícias italiana Ansa.

De acordo com o veículo, o pontífice teria afirmado, durante uma conversa com padres de Roma, que “existe um ar de viadagem no Vaticano” e ressaltou que homens com “tendências homossexuais” não deveriam ter permissão de entrar para o seminário e se tornarem sacerdotes.

Leia também1 Câmara finaliza votação e envia taxação de compras para Lula
2 Deputado chama atenção do governo e exige respeito ao Congresso
3 Ação contra advogado de Adélio: PF apreendeu jatinho e Porsche
4 Saiba quem é o sargento do Bope morto em operação na Maré
5 Para livrar Lula de multa, advogados usam "fracasso de ato" como argumento

Na nota sobre o encontro do pontífice com os padres, o Vaticano disse que o papa teria reforçado a necessidade que pessoas LGBTQIA+ sejam acolhidas pela Igreja Católica ao mesmo tempo em que é preciso cautela para que elas não virem seminaristas.

No último dia 27 de maio, os principais jornais da Itália revelaram que o papa Francisco disse em uma reunião ocorrida no dia 20 de maio que os seminários já estavam “cheios de viadagem”, e que homens gays não poderiam ter permissão para se tornar padres.

Na época, os bispos presentes no encontro chegaram a dizer que estava claro que o pontífice “não tinha consciência” do significado real da palavra em italiano, que não é a língua materna de Francisco. O termo frocciagine, utilizado pelo papa, pode ser traduzido como “bichice” ou “viadagem” em português e em italiano serve para se referir de forma pejorativa a homossexuais.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia