Coluna Qualidade de Vida : Harvard revela qual dieta pode prolongar sua vida e salvar o planeta
Enviado por alexandre em 24/06/2024 15:11:30

De acordo com pesquisa da Escola de Saúde Pública de Harvard, existe uma de dieta específica que promove a saúde da população e do planeta

Ao adotar um estilo de vida saudável, muitas vezes a primeira mudança começa pela alimentação. No entanto, compreender o processo de produção dos alimentos até a chegada à mesa pode transformar nossa relação com comida, mostrando que as escolhas diárias impactam não só o corpo, como o equilíbrio do planeta.

 

De acordo com uma pesquisa da Escola de Saúde Pública Harvard TH Chan, existe uma de dieta específica que promove a saúde de ambos.Na publicação, os pesquisadores analisaram as recomendações do relatório EAT-Lancet de 2019, que trata sobre a Dieta da Saúde Planetária (PHD).

 

De acordo com os estudiosos, o padrão alimentar descrito no relatório revela que diminuir o consumo de carnes vermelhas e aumentar a variedade de grãos integrais, vegetais e nozes reduz as chances de mortalidade por doenças cardíacas e pulmonares, além de câncer, como também garante um menor impacto ao meio ambiente.

 

Veja também 

 

Quanto tempo preciso caminhar para perder peso? Especialista esclarece

 

Qual tipo de banana escolher? Saiba as diferenças entre as opções

Para a nutricionista e colunista do Metrópoles Thaiz Brito, a Dieta da Saúde Planetária (PHD) é um exemplo de alimentação balanceada.“A dieta PHD não tem como premissa a exclusão radical de nenhum nutriente. Os alimentos presentes nesse modelo dietético são os mesmos explorados pela dieta mediterrânea, visto como um padrão alimentar premiado e reconhecido pela Unesco.

 

Os especialistas descobriram que os participantes que seguiam a Dieta da Saúde Planetária (PHD), ofereciam menos impactos ao meio ambiente

Foto: Reprodução

 

Ambos consistes em nada mais que comida de verdade”, explica.Quando se trata de prevenir doenças, a exemplo do câncer, a especialista afirma que uma dieta rica em grãos integrais, vegetais e nozes é essencial, pois esses alimentos são ricos em vitaminas, minerais, fibras e compostos fitoquímicos, como antioxidantes.

 

Com os dados de saúde de mais de 200 mil mulheres e homens inscritos na pesquisa, os especialistas descobriram que os participantes que seguiam a Dieta da Saúde Planetária (PHD) ofereciam menos impactos ao meio ambiente, incluindo a redução do desperdício alimentar e a melhoria das práticas agrícolas, como 29% menos emissões de gases com efeito de estufa, 21% menos necessidades de fertilizantes e 51% menos utilização de terras agrícolas.

 


 

Para tentar entender a relação da Dieta da Saúde Planetária com a preservação do meio ambiente, a coluna conversou com o agroecologista Caca Feliciano. Segundo o especialista, quando se trata da dieta, não são os alimentos que sugerem desgaste ao meio ambiente.

 

Fonte: Tv Foco

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:


Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia