Neste sábado (29/6), os brasileiros terão a oportunidade de observar um alinhamento impressionante de Júpiter, Marte e Saturno junto à Lua, antes do amanhecer.
Esse fenômeno, chamado conjunção planetária, ocorre quando um planeta se alinha com a Lua, uma estrela ou outro planeta, criando a aparência de estarem enfileirados quando vistos da Terra.
“O espetáculo, embora belo de se ver, é uma ilusão de ótica. Ou seja, uma coincidência sob a perspectiva da Terra, devido à posição e inclinação dos planetas em suas órbitas, naquele momento específico” explica o coordenador do Observatório de Astronomia da Unesp, Rodolfo Langhi.
Veja também
Descoberto animal marinho 'alienígena' de 500 milhões de anos
Número de idiomas entendidos pelo Google Tradutor (quase) dobra
Rodolfo explica que, na verdade, os planetas não se alinham em uma linha reta no espaço. Segundo ele, em entrevista ao G1, os planetas estão distribuídos de forma que alguns aparecem no céu da manhã e outros no céu da noite.
Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional, destacou que os planetas estarão praticamente alinhados neste sábado. No entanto, como Saturno está bem mais distante dos outros planetas, isso gera uma certa distorção nas projeções.
A astrônoma também explica que o o ápice do fenômeno pode ocorrer na madruga de domingo. De acordo com o Observatório de Astronomia da Unesp, o fenômeno estará a cada dia “numa posição diferentes em relação aos planetas”.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Não é necessário usar instrumentos para observar o fenômeno, ele pode ser visto a olho nu, já que os planetas estarão espalhados no céu em um campo de visão amplo.A partir das 5h, é possível ver os astros olhando para o horizonte leste. Recomenda-se estar longe de estruturas grandes, como prédios ou construções, para uma melhor visualização.
Fonte: Nexo