Brasil : Sinhazinha, Cunhã-Poronga e Amo do Boi: os personagens do boi de Parintins
Enviado por alexandre em 28/06/2024 09:52:48


Foto: Arquivo / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Festival multiartísticono coração da Amazônia deve atrair 120 mil turistas na Ilha que tem 115 mil habitantes

 Começa neste fim de semana o 57º Festival do Boi de Parintins. Trata-se de uma manifestação multiartísitca, envolvendo música, artes cênicas e coreográficas no coração da Amazônia, na ilha de Parintins a 369 quilômetros de Manaus.

 

A cidade, também conhecida como Ilha Tupinambarana ou Ilha da Magia só pode ser acessada de barco ou avião. E no último fim de semana de julho recebe milhares de turistas de todas as partes do mundo.

 

Em 2023, o Festival movimentou R$ 146,6 milhões na economia em Parintins e atraiu 110 mil pessoas para a ilha Tupinambarana. Agora, o Governo do Amazonas estima que 120 mil turistas visitem a ilha este ano. O número de visitantes supera a quantidade de habitantes da cidade, que é de 115.363.

 

Veja também

 

FESTIVAL DE PARINTINS 2024: Palco para transmissão ao vivo da festa dos visitantes está pronto no Largo São Sebastião, no Centro de Manaus

 

Festival de Parintins 2024: Governo do Amazonas mantém serviços essenciais durante ponto facultativo na sexta-feira

 

O BOI-BUMBÁ DE PARINTIS

 

Cunhã-poranga, Sinhazinha, Amo do boi: conheça representantes de Caprichoso  e Garantido | CNN Brasil

 

As estrelas do festival de Parintins são os Bois Caprichoso e Garantido e a festa é considerada Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

 

O Boi-Bumbá é uma tradição centenária que surgiu na Amazônia como brincadeira dos caboclos ribeirinhos parintinenses, nos quintais das casas durante as festividades juninas. Sob a influência do Bumba Meu Boi, do Maranhão, e das festas de folguedo, comuns no Nordeste, o boi de Parintis evoluiu e ao longo dos mais de cem anos de existência ganhou características e elementos próprios que reunem a identidade dos povos tradicionais da Amazônia.

 

Fotos: Reprodução/Secom AM

 

O Boi Caprichoso é representado pelas cores azul e branco; Já o Boi Garantido é simbolizado pelas cores vermelho e branco. O Caprichoso venceu o Festival de Parintins 24 vezes e o Garantido foi campeão 32 vezes.

 


 

Durante o festival, um corpo de jurados avalia a apresentação dos dois bois e observa o desempenho de 21 itens de oficiais que incluem personagens e alegorias. Confira abaixo os itens oficiais e os personagens que fazem parte do duelo.

 

Fonte: Correio Braziliense

LEIA MAIS

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia