Política : Vereador Robinho da Saúde participa do 2º Fórum Comunitário do Selo Unicef
Enviado por alexandre em 28/06/2024 16:20:00

Vereador Robinho da Saúde e a titular da Semas Geany Oliosi

Vereador Robinho da Saúde participa do 2º Fórum Comunitário do Selo Unicef

O vereador Robinho da Saúde (União Brasil), participou na última quinta-feira(27), na Câmara municipal de Ouro Preto do Oeste do o II Fórum Comunitário Selo UNICEF realizado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social - Semas em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A iniciativa contribui para que o Brasil alcance os objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados à população de até 17 anos e reduza as disparidades regionais avançando na universalização dos direitos. A metologia combina capacitação de atores municipais, aprimoramento dos mecanismos de gestão local e mobilização social, com a ampla participação comunitária, principalmente dos adolescentes.

Na ocasião foi apresentada a metodologia do II Fórum Comunitário, reforçando sobre os objetivos do Selo Unicef, expondo quais ações devem ser realizadas pelo município, destacando que esta é mais uma ação estratégica de participação social obrigatória que trará resultados positivos para o município, na construção de propostas em equipe com a participação dos adolescentes que é o público prioritário da ação.

O vereador Robinho da Saúde em sua fala afirmou que a união, transparência e clareza entre os 3 Poderes no município de Ouro Preto do Oeste. "Os jovens são o futuro do município, estado, país e do mundo", pontuou o vereador Robinho da Saúde que é vice-presidente da Câmara municipal, que fez questão de exemplificar o apoio que o prefeito Alex Testoni e a titular da Semas Geany Oliosi, vem dando as causas sociais no âmbito municipal.

Selo Unicef O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), criado para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. Ao aderir ao Selo Unicef, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A adesão ao Selo UNICEF é espontânea. Os municípios que participam do Selo Unicef se comprometem a melhorar as políticas públicas municipais em sete áreas, como:

1 – Desenvolvimento infantil na primeira infância;

2 – Educação de qualidade para todos;

3 – Desenvolvimento integral, saúde mental e bem-estar de crianças e adolescentes na segunda década da vida;

4 – Hábitos de higiene e acesso à água assegurados para crianças e adolescentes nas escolas;

5 – Oportunidades de educação, trabalho e formação profissional para adolescentes e jovens;

6 – Prevenção e resposta às violências contra crianças e adolescentes

7 – Famílias vulneráveis recebendo atenção integral em serviços intersetoriais de proteção social no município.

Ao final do ciclo de quatro anos, que será neste ano de 2024, serão reconhecidos com o Selo Unicef os municípios que mais avançarem nos resultados sistêmicos, nos indicadores sociais (que refletem a qualidade das políticas públicas para a infância e adolescência) e na participação cidadã e gestão por resultados, garantindo a participação de adolescentes e o fortalecimento dos espaços de participação social no município.

 

Ascom

 

 

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia