Coluna Internacional : Forte taxa de participação marca eleições na França
Enviado por alexandre em 01/07/2024 09:20:39

Milhões de eleitores votam neste domingo (30/6) no primeiro turno das eleições legislativas antecipadas, após Macron dissolver o Parlamento

A taxa de participação dos eleitores franceses era de 25,90% ao meio-dia deste domingo (30/6), em forte alta em comparação com os 18,43% registrados, no mesmo horário, nas eleições de 2022, segundo o Ministério do Interior da França. Em Paris, o índice de franceses que votaram no período da manhã dobrou, atingindo 25,48%, contra 12,26% há dois anos.

 

“Não pretendo votar em nenhum dos dois extremos, nem da direita, nem da esquerda, porque acredito que nenhum radicalismo seja bom. A meu ver, na história da França nós vimos que isso leva a uma situação de antissemitismo e fascismo”, opinou a farmacêutica Cynthia, de 36 anos.

 

“O que me motivou a vir votar hoje é o receio do avanço do extremismo. Espero que a gente alcance uma estabilidade política e também uma estabilidade econômica”, disse o garçom Jordan, de 37 anos.

 

Veja também

 

Eleições na França têm recorde de participação até o meio-dia

 

Explosão em depósito de fogos de artifício mata 5 nas Filipinas

 

Cerca de 49,5 milhões de pessoas estão aptas a votar. A taxa de participação pode ficar perto dos 67%, o que corresponde a pouco mais de 33 milhões de eleitores, número que seria 20% superior ao das últimas eleições legislativas, em 2022.

 

As eleições legislativas irão definir a nova composição da Assembleia Nacional, com 577 deputados, depois que o presidente Emmanuel Macron dissolveu o Assembleia Nacional no dia 9 de junho, logo após da vitória da extrema direita nas eleições para o Parlamento Europeu.

 

O país parece tomado por um nervosismo entre os que têm a esperança de levar a extrema direita ao poder e aqueles que temem esse retrocesso e suas consequências.

 

Diante de uma votação marcada às pressas, no primeiro fim de semana das férias de verão, mais de 2,6 milhões de eleitores que tinham projetos de viagem registraram procurações para outras pessoas votarem por eles, um número quatro vezes maior do que há dois anos, segundo o Ministério do Interior.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Os principais temas da campanha foram imigração, direitos de estrangeiros, medidas para a melhoria do poder aquisitivo, dívida pública e a eventual revogação da reforma da Previdência que aumentou a idade mínima de aposentadoria de 62 para 64 anos.

 

Fonte: Metropóles

LEIA MAIS

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia