Coluna Meio Ambiente : Entenda técnica de combate aos focos de incêndio no Pantanal em que bombeiros usam o fogo
Enviado por alexandre em 04/07/2024 09:26:37

A técnica tem sido usada de forma preventiva nas mais diferentes regiões. Só em 2024, mais de 700 mil hectares foram destruídos pelos incêndios no Pantanal.

O Senado aprovou nesta quarta-feira (3) o projeto que institui a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo. O objetivo é reduzir os danos dos incêndios florestais com técnicas de utilização do próprio fogo, como os bombeiros estão fazendo no Pantanal.

 

O bombeiro coloca fogo no mato. E, assim, destrói as áreas em volta de um incêndio para que as chamas não encontrem vegetação para avançar. É o chamado “manejo integrado do fogo”.

 

“Ela é feita para que nós possamos colocar fogo em uma determinada área selecionada e esse fogo vai caminhando de encontro ao incêndio, que está vindo. E, ali, quando os dois se encontrarem, ele vai se acabar. Queimando esta área, você vai estar impedindo que o fogo chegue em uma área maior, e ela vai estar protegida, não tendo mais nenhuma queima nela”, explica o subtenente do Corpo de Bombeiros/MS Edraudino Lúcio.

 

Veja também

 

Estiagem: Idam recomenda cobertura do solo para minimizar perdas de produção agrícola

 

XPRIZE Rainforest: Governador Wilson Lima destaca que competição fortalece ações de sustentabilidade e de enfrentamento às mudanças climáticas na região

 

Em volta da área escolhida são feitos aceiros - uma espécie de estrada. Mais uma barreira para evitar o avanço do fogo.

 

Entenda técnica de combate aos focos de incêndio no Pantanal em que bombeiros usam o fogo — Foto: Reprodução/TV Globo

 

Entenda técnica de combate aos focos de incêndio no Pantanal em que bombeiros usam o fogo — Foto: Reprodução/TV Globo

Fotos: Reprodução

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

“O aceiro nada mais é do que a retirada de vegetação. A raspagem de vegetação até o solo mineral. Ele é utilizado como uma linha de defesa ou um complemento para que, durante o incêndio, nós criemos uma linha de controle", afirma o sargento do Corpo de Bombeiros/MS Ronaldo Cadário.

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia