Mais Notícias : Cárie ou frio? Entenda o que causa sensibilidade nos dentes
Enviado por alexandre em 17/07/2024 00:26:10

Diversos fatores podem ser gatilhos para a sensibilidade nos dentes, sintoma que se torna ainda mais comum durante os dias frios do inverno

Basta uma bebida gelada ou um alimento cítrico e é possível sentir dor aguda ou sensação de choque elétrico nos dentes.

 

A sensibilidade nos dentes é um incômodo bastante comum, geralmente associada a algum problema de saúde bucal. No entanto, ela também pode ser causada pelo clima frio, típico do inverno.

 

Veja também

 

Campanha de doação de sangue será realizada nesta terça-feira em Manaus

 

Em menos de 15 dias: Governo do Amazonas já realizou 6 transplantes de rins de doador falecido

 

O QUE CAUSA SENSIBILIDADE NOS DENTES

 

Antes de entender o que é e o que causa a sensibilidade, é preciso compreender a composição dos dentes. De acordo com o cirurgião-dentista Marcelo Kyrillos, o dente é composto de três camadas principais: o esmalte, a dentina e a polpa dental.

 

“O esmalte é a camada externa dura que protege a dentina, que é mais macia e contém pequenos túbulos ou canais microscópicos que se conectam à polpa dental, onde estão os nervos e vasos sanguíneos do dente”, diz.

 

Quando o esmalte se desgasta devido a fatores como a erosão dentária (uma abrasão por escovação excessiva, pelo consumo de alimentos ácidos, entre outros causadores), a dentina fica exposta. Segundo o cirurgião-dentista, bruxismo (ranger dos dentes) também desgasta esse esmalte.

 

“No caso da retração gengival, se a gengiva retrai, ela expõe a raiz do dente e a dentina que está logo abaixo dela. Isso permite que estímulos externos, como calor, frio, doces ou até mesmo o toque, atinjam os nervos do dente através dos túbulos dentinários, o que resulta na dor aguda característica da sensibilidade dentária”, completa o profissional.

 

RELAÇÃO DO FRIO COM A DOR DE DENTE

 

Segundo o médico, este sintoma é especialmente comum durante o inverno. O frio age diretamente no esmalte, seguido da dentina, até atingir a polpa dental, uma área cheia de terminações nervosas.

 

 

O local exato não é facilmente identificável, pois trata-se de uma resposta natural dos dentes, sem que haja nenhuma alteração patológica. Além disso, há bocas mais sensíveis ao frio. As mais vulneráveis são aquelas que apresentam um grau de erosão dentária, de bruxismo ou de retração gengival, exemplifica Kyrillos.

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia