Coluna Qualidade de Vida : O que acontece com o corpo se você ficar um mês sem comer açúcar
Enviado por alexandre em 19/07/2024 09:33:54

Profissionais explicam os efeitos da retirada do açúcar da alimentação a curto e longo prazo. Confira os impactos e como substituir o doce

Você já parou para pensar no que aconteceria com o seu corpo se você cortasse o açúcar por um mês? Presente em uma variedade de alimentos do nosso dia a dia, uma dieta sem açúcar pode parecer um desafio, mas os efeitos dessa mudança no organismo podem ser surpreendentes.

 

A nutricionista Carol Brito, professora do curso de nutrição da Faculdade Anhanguera de Anápolis (GO), diz que ao retirar o açúcar da alimentação repentinamente, a pessoa pode apresentar irritabilidade e dor de cabeça, mas o desconforto deve passar em cerca de três dias.

 

“A falta da substância pode causar estresse e ansiedade, pois o açúcar gera uma alta quantidade de dopamina e endorfina, hormônios que dão sensação de prazer”, informa.Ao fazer a retirada do açúcar, o corpo sente a ausência do doce e aumenta os níveis do hormônio cortisol, que em quantidades altas gera irritabilidade. No entanto, após esse primeiro momento de dificuldade, vem a “parte boa”.

 

Veja também 

 

Perder volume é perder gordura

 

Limão: confira os benefícios do consumo da fruta todos os dias

Com o passar dos dias, o corpo se adapta a outros tipos de carboidratos que não o açúcar, que a profissional complementa que o corpo não precisa. Existem outras fontes melhores de carboidratos, como frutas e verduras.

 

“O açúcar pode causar diabetes e doenças cardíacas, além de diminuir a absorção de nutrientes, deixando a pessoa com aspecto depressivo e ansioso. A sua retirada favorece a melhora física e mental. Por não ter picos de dopamina, é normal sentir melhora na concentração e qualidade de sono também”, observa Carla.

 

Foto de stock de Excess of sugar / excesso de açucar

Foto: Reprodução

 

O médico endocrinologista e metabologista Gustavo Francklin, que atende em Brasília, explica que, por ser um carboidrato com alto índice glicêmico, o açúcar é absorvido de forma muito rápida e causa uma grande liberação de insulina pelo pâncreas, podendo desencadear acúmulo de gordura corporal.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Francklin diz que o carboidrato deve fazer parte da nossa dieta diária, mas é importante atentar-se para não exagerar. “A quantidade ideal a ser ingerida deve ser calculada mediante o metabolismo de cada um, necessidades diárias e patologias associadas”, observa.O endocrinologista diz que eliminar o açúcar da dieta pode ter impactos significativos no nosso corpo, tanto a curto quanto a longo prazo. Algumas das implicações mais relevantes são:

 

Fonte: Saúde em Dia

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRI

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia