Justiça : Polícia Federal conduz 50 mil investigações em todo o país; estelionatos lideram
Enviado por alexandre em 23/07/2024 00:16:48


Fachada com logo da Polícia Federal
Polícia Federal – Reprodução

A Polícia Federal está atualmente conduzindo 50.663 inquéritos em todo o Brasil, focando principalmente em crimes como estelionato (7,3 mil investigações), omissão de socorro (3,3 mil) e falsidade ideológica (3 mil). Outros crimes frequentemente investigados pela PF incluem descaminho, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, contrabando, peculato, moeda falsa e falsificação de documento público.

Os dados são disponibilizados por meio do novo painel de Business Intelligence (BI) da PF, lançado nesta segunda-feira (22), no Portal de Dados Abertos. Esta ferramenta permite um acompanhamento detalhado e dinâmico dos inquéritos em andamento, com informações quantitativas distribuídas por tipo de crime, origem da comunicação, unidades da PF e Estados. As atualizações ocorrem a cada 24 horas.

De acordo com a Polícia Federal, a iniciativa visa reforçar o compromisso com a transparência, eficiência e prestação de contas à sociedade, sem comprometer o sigilo das investigações em curso. A PF acredita que, sob a direção do delegado Andrei Augusto Passos Rodrigues, o BI contribui para o fortalecimento da democracia e do Estado de Direito.

Agentes da Polícia Federal de costas perto de carro
Agentes da Polícia Federal – Reprodução

Detalhes dos Inquéritos

Segundo apuração do Estadão, entre os mais de 50 mil inquéritos em andamento, 46,8 mil foram abertos por meio de portaria e 3,7 mil em situações de flagrante. Na tarde de hoje, havia três situações de flagrante em andamento: duas no Paraná e uma em Santa Catarina.

As superintendências da região sudeste lideram em número de inquéritos: São Paulo (5,5 mil), Rio de Janeiro (3,3 mil) e Minas Gerais (1,6 mil). O painel também indica a origem das comunicações dos inquéritos, que incluem segmentos da Justiça, Receita Federal, Forças Armadas e representações estrangeiras.

Das 50 mil investigações, 18,7 mil foram abertas após comunicação do Ministério Público Federal. Por exemplo, cinco inquéritos estão em andamento a pedido da Presidência da República, envolvendo crimes como violação de segredo profissional, invasão de dispositivo informático, injúria, estelionato e falsa identidade.

Investigações Solicitadas pelo Congresso e Tribunais Superiores

A pedido do Congresso, foram instauradas 18 investigações sobre crimes de ameaça, peculato, corrupção passiva e fraude em licitações. A PF também mantém 135 inquéritos a partir de comunicações de tribunais superiores, sendo a maioria no Rio de Janeiro, com foco em corrupção passiva (51 casos).

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia