Justiça : Empresário que atacou Zanin em aeroporto é condenado a indenizar ministro
Enviado por alexandre em 23/07/2024 00:17:56


Momento em que Zanin é atacado verbalmente no banheiro do aeroporto de Brasília. Foto: Reprodução

O empresário Luiz Carlos Basseto Júnior foi condenado nesta segunda-feira (22) pela 6ª Vara Criminal de Brasília a pagar uma indenização de R$ 10 mil ao ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), por atacá-lo verbalmente no banheiro do aeroporto de Brasília em janeiro de 2023. Com informações da coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.

Além da indenização, Basseto foi condenado a quatro meses e 15 dias de detenção, pena que foi substituída por uma pena restritiva de direitos. O empresário poderá recorrer da decisão em liberdade.

Na ocasião, o ministro era advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No dia da ocorrência, o empresário se aproximou de Zanin enquanto ele escovava os dentes no banheiro do aeroporto. 

“Parece destino. O pior advogado que possa existir na vida aqui. Olha o bandido, o corrupto aqui”, disparou Basseto. “Vontade de meter a mão na orelha de um cara desse. […] Tinha que tomar um pau de todo mundo que está andando na rua”, acrescentou.

Na sentença, a juíza Mariana Rocha Cipriano Evangelista afirmou que as ações de Basseto constituem uma clara ofensa à dignidade e ao decoro de Zanin, atingindo sua intimidade. A magistrada destacou que as provas documentais evidenciam a intenção do empresário de  atingir a honra de Zanin por meio das palavras escolhidas.

“Na época dos fatos, o querelante era renomado advogado, com mais de 20 anos de carreira e atuação em todo o território nacional. Atualmente, é Ministro do Supremo Tribunal Federal”, disse a juíza.

“Não há qualquer indício de que as ofensas proferidas pelo querelado [Basseto] possuíssem algum respaldo fático que motivasse um descontentamento seu. Conforme afirmou em seu próprio interrogatório, sequer conhecia o querelante [Zanin]”, prosseguiu.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia