Coluna Qualidade de Vida : Com que frequência você deve se pesar?
Enviado por alexandre em 23/07/2024 09:54:34

No artigo, o pesquisador explica os benefícios de se pesar semanalmente

Poucos tópicos são mais debatidos na área da saúde do que o valor da humilde balança de banheiro. Alguns especialistas defendem a autoavaliação diária para estimular a responsabilidade pelo controle de peso, principalmente quando estamos seguindo uma dieta e/ou um programa de exercícios para perder peso.

 

Outros sugerem que se abandone totalmente a pesagem diária sob o argumento de que isso pode desencadear respostas psicológicas negativas e comportamentos prejudiciais à saúde quando não gostamos ou não entendemos o número que vemos na balança.

 

Muitos, como eu, recomendam usar a balança para se pesar semanalmente, mesmo quando não estamos tentando emagrecer. Veja por quê.

 

Veja também

 

Sedentarismo: 5 dicas para se tornar uma pessoa mais ativa

 

Criança faz dieta? Nutricionistas indicam o melhor plano alimentar

 

1. A pesagem semanal ajuda a controlar seu peso

 

Pesquisas confirmam que se pesar regularmente é uma estratégia eficaz de controle e ajuda a aumentar a conscientização sobre o quanto evoluímos ou não, e outras eventuais alterações.

 

Uma sistemática revisão de 12 estudos constatou que os participantes que se pesavam semanal ou diariamente durante vários meses perderam de 1 a 3 unidades de IMC (Índice de Massa Corporal) e recuperaram menos quilos do que os pesquisados que não tinham o mesmo hábito. O benefício foi evidente com a prática semanal e o mesmo não aconteceu com quem subiu na balança todos os dias.

 

A autoavaliação de peso é uma ferramenta essencial para o controle à medida que envelhecemos. Os adultos tendem a ganhar peso progressivamente até a meia idade. Embora o ganho médio seja, normalmente, entre 0.5 e 1 quilo por ano, com o tempo esse acúmulo modesto pode levar à obesidade.

 

O controle dos resultados semanais ajuda a evitar o ganho de gordura corporal desnecessário e pode ajudar a identificar problemas médicos precocemente. Mudanças drásticas no peso podem ser um sinal de alerta para algumas doenças, incluindo problemas de tireoide, digestão e diabetes.

 

2. A pesagem semanal leva em conta as flutuações normais

 

Nosso peso corporal pode variar em um único dia e, também, entre dias da mesma semana. Estudos mostram que o peso corporal flutua em 0,35% durante a semana e, normalmente, é maior após o fim de semana.

 

As flutuações diárias e cotidianas têm várias causas, muitas delas ligadas ao conteúdo de água do corpo. As causas mais comuns incluem:

 

O TIPO DE ALIMENTO QUE CONSUMIMOS

 

Quando comemos um jantar rico em carboidratos, pesamos mais no dia seguinte. Essa mudança é resultado do fato de nosso corpo carregar temporariamente mais água. Nós retemos de 3 a 4 gramas de água por grama de carboidrato consumido. Fazemos isso para armazenar a energia que obtemos dos carboidratos.

 

Nosso conteúdo de água também aumenta quando consumimos alimentos ricos em sal. O corpo tenta manter um equilíbrio de sódio e água. Quando a concentração de sal em nossa corrente sanguínea aumenta, um mecanismo é acionado para restaurar o equilíbrio por meio da retenção de água para diluir o excesso de sal.

 

NOSSA INGESTÃO DE ALIMENTOS

 

Quer sejam 30 gramas de nozes ou 65 gramas de carne magra, tudo o que comemos e bebemos conta para aumentar nossa carga corporal, temporariamente, enquanto digerimos e metabolizamos o que consumimos. Ao contrário, de manhã tendemos a estar ‘mais magros’ devido a restrição da ingestão de alimentos durante a noite. Mas mesmo à noite, após a ingestão diária de alimentos e bebidas, o peso estará maior.

 

EXERCÍCIOS

 

Mulher amarra os cadarços antes de correr — Foto: Tirachard Kumtanom/Pexels

Foto: Reprodução

 

Se nos pesarmos na academia após um treino, há uma boa chance de a balança mostrar um número menor do que antes devido à perda de fluidos induzida pelo suor. A quantidade de água perdida varia dependendo de fatores como a intensidade e a duração do exercício, a temperatura e a umidade, além da taxa de suor e do nível de hidratação. Em média, perdemos 1 litro de suor durante uma hora de exercício de moderada intensidade.

 

ALTERAÇÕES HORMONAIS

 

As flutuações hormonais durante o ciclo menstrual também podem afetar o equilíbrio de fluidos. As mulheres podem apresentar retenção de líquidos e ganhar, temporariamente, de 0,5 a 2 quilos nesse período. Especificamente, a fase lútea (importante fase do ciclo menstrual) que representa a segunda metade de vida da mulher, resulta em uma mudança de fluido do plasma sanguíneo para as células e inchaço.

 

MOVIMENTOS INTESTINAIS

 

Ir ao banheiro pode levar a uma pequena e imediata diminuição do resultado da balança, à medida que os resíduos são eliminados do corpo. Embora a quantidade perdida varie, geralmente eliminamos cerca de 100 gramas de peso em nossos movimentos intestinais diários.

 

Todas essas flutuações são normais e não são indicativas de mudanças significativas na gordura corporal ou na massa muscular. Entretanto, observar essas flutuações pode levar a um estresse desnecessário e a uma fixação com o físico.

 

3. A pesagem semanal evita a obsessão com a balança e a sabotagem para perda de peso

 

Verificar a gordura corporal muito frequentemente pode criar uma obsessão e fazer mais mal do que bem.

 

Muitas vezes, nossa reação quando vemos que esse número não está se movendo na direção que queremos ou esperamos, é restringir ainda mais nossa ingestão de alimentos ou embarcar em dietas da moda. Além de não serem agradáveis ou sustentáveis, esses modismos acabam aumentando nosso ganho em vez de revertê-lo.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram 

 

Isso foi confirmado em um estudo de longo prazo que comparou a perda de peso intencional entre mais de 4 mil gêmeos. Os pesquisadores descobriram que a probabilidade de engordar aos 25 anos era significativamente maior para estes participantes que fizeram dieta com o objetivo de perder 5 quilos ou mais. Isso sugere que fazer dieta com frequência nos torna mais suscetíveis a aumentar gordura no corpo e, também, propensos a repetir o fato no futuro.

 

Fonte: G1

LEIA MAIS

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia