Coluna Qualidade de Vida : Ioga ocular: exercitar olhos pode impedir ou atrasar o uso de óculos?
Enviado por alexandre em 26/07/2024 10:43:58

O que pensam os especialistas sobre certos exercícios que prometem melhorar nossa visão?

Paul McCartney declarou recentemente ao jornal britânico The Times que pratica ioga ocular para não precisar usar óculos.Na entrevista, ele revelou que conheceu os exercícios com os olhos na Índia há alguns anos e adotou a prática desde então.McCartney acredita que, exercitando os músculos oculares, é possível reduzir a necessidade de óculos. Ele demonstrou algumas dessas técnicas no YouTube.

 

Mas o que é a ioga (ou yoga) ocular ? E exercitar os olhos realmente evita a necessidade de usar óculos?A palavra "tratak", em sânscrito, significa "conserte seu olhar". A prática consiste em observar um objeto, como a chama de uma vela, sem piscar, até lacrimejar.Mais recentemente, no final do século 19, o oftalmologista William Bates, de Nova York, nos Estados Unidos, publicou o Método Bates para Melhorar a Visão Sem Óculos. Nele, o autor defende que os exercícios oculares poderiam evitar o uso de óculos.

 

Ele acreditava que qualquer correção com óculos poderia ser substituída por exercícios que envolvessem técnicas de visualização e movimento dos olhos, como olhar para uma tabela de acuidade visual, concentrando-se no contorno das letras, piscando frequentemente, fechando os olhos para visualizar cada letra e imaginando-a mais preta e definida.O website dos exercícios oculares de Bates promove seu trabalho até hoje.

 

Veja também 

 

CONFIRA OS BENEFÍCIOS DE BEBER UM COPO DE ÁGUA EM JEJUM TODOS OS DIAS

 

Saiba por que praticar ioga pode resultar em um sexo mais gostoso

Mas a premissa da teoria de Bates, de que o olho muda de formato durante seu movimento e foco, fisiologicamente é incorreta.Um estudo de 2018 do International Journal of Yoga comparou a acuidade visual (a menor letra que pode ser observada) e o erro de refração (a receita dos óculos de uma pessoa) entre grupos que praticaram os exercícios de Bates ou trataka ioga por oito semanas.

 

O estudo concluiu que nenhum dos dois exercícios fez diferença sobre a acuidade visual ou o erro de refração.Os oftalmologistas rejeitaram o método de Bates, não só devido à sua falta de evidência, mas por ser potencialmente prejudicial. Ele promove a exposição solar (olhar para o sol), o que é perigoso e expõe a retina à luz solar excessiva.

 

Mulher mexendo os olhos

 

Para compreender por que a ioga ocular ou os exercícios da teoria de Bates não irão corrigir sua visão, é preciso entender os olhos e como nós enxergamos.A necessidade dos óculos surge quando os raios de luz não são concentrados na retina. Quando o ponto focal ocorre em frente à retina, surge a miopia, ou dificuldade de ver de longe. Quando o ponto focal fica atrás da retina, surge a hipermetropia, ou dificuldade de enxergar de perto.

 

Homem sendo examinado por oftalmologista

Fotos: Reprodução

Já o astigmatismo ocorre quando a curvatura da superfície frontal do olho se parece mais com uma bola de rúgbi do que com uma esfera, causando visão distorcida em todas as distâncias.E a presbiopia é um processo normal de envelhecimento, que faz com que o cristalino do olho fique mais rígido e não consiga focar tão bem os objetos próximos. É por isso que a maioria das pessoas precisa de óculos de leitura na meia idade.Parte do foco do olho é realizada pela córnea, a superfície frontal do olho. Mas a estrutura que reage ao foco é o cristalino, que se torna mais convexo ao focar objetos próximos e mais plano, quando o foco é mais distante.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

O tamanho da pupila e a convexidade do cristalino são controlados pelos ligamentos e músculos ciliares no interior do olho. Já os músculos envolvidos no movimento ocular se encontram no lado externo do olho (são os músculos extraoculares).Embora os músculos internos e externos do olho trabalhem em conjunto até certo grau (a leitura, por exemplo, exige foco e convergência), mover os olhos para diferentes posições de observação não faz diferença para o tamanho ou a forma do olho ou do foco.Por isso, a mecânica de praticar exercícios oculares para alterar o poder de refração não traz benefícios. 

 

Fonte: Alto Astral

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia