Coluna Qualidade de Vida : Cacau contribui para envelhecimento saudável, segundo a ciência
Enviado por alexandre em 29/07/2024 10:57:14

Pesquisadora espanhola escreve sobre estudos científicos que comprovaram diferentes benefícios do cacau para a saúde

O mundo está envelhecendo em um ritmo acelerado. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 2015 e 2050, a porcentagem de habitantes do mundo com mais de 60 anos quase dobrará, passando de 12% para 22%. Somente na Espanha, as pessoas com mais de 65 anos representarão mais de 30% da população até 2050.

 

O envelhecimento traz consigo um aumento de doenças. Entre as mais comuns estão a perda auditiva, catarata, osteoartrite, diabetes, depressão e demência. Além disso, com a passagem dos anos é mais provável que tenham várias doenças ao mesmo tempo e condições de saúde complexas denominadas síndromes geriátricas, como a fragilidade.

 

Portanto, um dos desafios mais importantes atualmente é conseguir manter a saúde com estratégias sensatas que promovam uma velhice com qualidade de vida e independência adequadas. E se uma das ações positivas fosse tão simples como beber uma xícara de cacau todos os dias?

 

Veja também 

 

Suar a camisa significa que o exercício está dando certo?

 

Dificuldade para dormir? Conheça 3 exercícios que melhoram a qualidade do sono

 

Nos últimos anos, um número crescente de pesquisas tem sugerido que o cacau é um importante agente quimiopreventivo natural para várias enfermidades. Isso se deve, principalmente, ao fato de que o cacau contém altos níveis de polifenóis, principalmente flavonóis, aos quais são atribuídos inúmeros benefícios para a saúde.

 

Também é uma fonte rica de fibras (40-26%), lipídios (24-10%), proteínas (20-15%), carboidratos (15%) e micronutrientes (<2%), incluindo minerais (P, Ca, K, Na, Mg, Zn, Cu) e vitaminas (A, B, E). Essa tabela de letras e percentuais pode não ser compreensível para leigos mas significa um conjunto de benefícios para a pessoa.

 

Benefícios para a saúde e envelhecimento, segundo a ciência

Foto: Reprodução

 

A principal vantagem do cacau e de seus derivados, como possível tratamento preventivo de várias patologias, é que eles são de fácil acesso, custo relativamente baixo e com fãs em todos os países. Entre 2022 e 2023, quase 5 milhões de toneladas de cacau foram produzidas em todo o mundo.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Vários estudos mostraram uma associação entre a ingestão de cacau e a redução do risco de várias patologias crônicas, como câncer, distúrbios metabólicos e doenças cardiovasculares. Além disso, uma dieta rica tem um efeito positivo sobre a função visual, a audição, o sistema nervoso e a pele, entre outros. Isso, devido às suas propriedades antioxidantes, antidiabéticas, anti-inflamatórias, anticarcinogênicas, antialérgicas e antiobesidade.Está sendo investigado outro benefício: a relação entre o cacau e o bom estado da microbiota intestinal, que garante um bom estado de saúde em geral.

 

Fonte: Saúde em Dia

 

LEIA MAIS

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia