Coluna Qualidade de Vida : Ortorexia: saiba o que é esse transtorno alimentar e seus tratamentos
Enviado por alexandre em 02/08/2024 15:05:56

Deficiência nutricional, isolamento social, distúrbios hormonais e complicações psicológicas são alguns dos efeitos trazidos pela condição

Com o passar dos anos, muitas pessoas têm se conscientizado de que a alimentação equilibrada é um fator crucial para a saúde e, consequentemente, para a longevidade. No entanto, a famosa ideia de que “tudo em exagero faz mal” também faz total sentido nesse quesito. O assunto, inclusive, virou pauta entre especialistas.

 

É chamado de ortorexia o transtorno caracterizado pela obsessão por alimentos saudáveis. De acordo com a nutricionista e psicóloga Cibele Santos Nakao, essa condição se manifesta por meio de um comportamento obsessivo em relação à qualidade e à composição dos ingredientes consumidos, resultando em restrições alimentares extremas e rigidez nas escolhas da comida.

 

Segundo a profissional, muitas vezes, estão incluídos nessa concepção alimentos processados, produtos com aditivos, açúcar, gorduras e até opções consideradas “saudáveis” pelo senso comum. A especialista chama atenção, portanto, para essa obsessão que controla a vida do ser humano. “A busca pela perfeição alimentar ocorre acima de tudo, afetando todos os âmbitos, desde as interações sociais até a saúde física e emocional”, adverte.

 

Veja também 

 

Descansar? Relaxar? Não. Ciência descobre a verdadeira solução para o estresse

 

A vasectomia e o envelhecimento do homem impactam na qualidade dos espermatozoides?

 

A ortorexia traz malefícios para o indivíduo. Um deles é a perda de peso e deficiências nutricionais, em razão da dieta muito restrita. Cibele lembra, ainda, que o transtorno faz com que a pessoa passe a se isolar e alterar de maneira prejudicial sua capacidade de convivência.

 

De acordo com a profissional, é uma linha tênue separar o que é alimentação saudável do que é um comportamento patológico acerca das informações e crenças do que seja uma alimentação saudável para a pessoa.Diante disso, os principais sintomas de ortorexia, segundo ela, são:

 

Mulher loira sentada olhando tristemente para um prato de comida com uma alface - Metrópoles

 

Preocupação excessiva com a qualidade dos alimentos que serão consumidos e o seu modo de preparo;


Sentimento de culpa e ansiedade quando se come algo que é considerado pouco saudável;


Restrições alimentares que aumentam ao longo do tempo;


Exclusão absoluta de alimentos não considerados “comida de verdade”;


Consumo apenas de produtos orgânicos, excluindo da dieta alimentos transgênicos e com agrotóxicos;

 

Banana em prato branco, ao lado de talheres e copo de vidro em cima de uma mesa - Metrópoles

Fotos: Reprodução

 

Exclusão de vários grupos de alimentos da dieta, principalmente carnes, leite e derivados, gorduras e carboidratos.Na opinião da especialista, preocupar-se com a qualidade da comida, com atividade física, é inerente ao desenvolvimento saudável do ser humano.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram 

 

O problema é quando a pessoa coloca esse fator acima de qualquer circunstância que não seja saudável na totalidade das demandas humanas. “Isso vai se tornando um problema e, futuramente, um transtorno doentio”, pontua.

 

Fonte: Saúde em Dia

LEIA MAIS

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia