Coluna Meio Ambiente : Apuí, interior no Amazonas, passa por momento crítico devido às queimadas. VEJA VÍDEOS
Enviado por alexandre em 05/08/2024 10:26:53

Por Vanderlei Alves, correspondente do "PORTAL DO ZACARIAS" em Apuí - As queimadas em Apuí no Sul do Amazonas está causando pânico em moradores da zona urbana e rural. Os agentes do PrevFogo, Bombeiros e Força Nacional trabalham dia e noite na tentativa de conter as chamas que avançam sem controle sobre pastagens ameaçando a vida silvestre, animais domésticos e pessoas.

 

A prática rudimentar de usar fogo para fazer o controle de pragas nas pastagens tem causado prejuizos econômicos e de saúde. A fumaça e fuligem, que pairam sobre a cidade, causados por este tipo de ação atacam as vias aéreas e visão. Garganta seca, dificuldades de respirar e ardência nos olhos são comuns nesta época do ano.

 

Os focos de calor, que são na sua maioria causados por fogo, superam os números de 2023. No dia 01 de julho de 2023 Apuí registrou 06 focos de calor, já no mesmo dia em 2024 foram 16 focos de calor, um aumento de significativo. Mas o pico mais alto de focos de calor em 2024 registrado no mês de julho foi no dia 28 com 227, um aumento agigantado comparado com o mesmo de 2023, quando tivemos apenas 10 registros.

 

Veja também

 

Bombeiros Militar evitam tragédias em Apuí, interior do Amazonas. VEJA VÍDEO

 

Em Iranduba, Amazonastur dá início ao segundo Plano de Ordenamento Turístico

O tempo seco e frio, ventos e as técnicas rudimentares tem aumentado os índices de fumaça e fuligem. Na última quinta-feira, 1 de agosto, a aeronave que faz a linha Manaus/Apuí retornou para a capital por causa da impossibilidade dos pilotos avistarem a pista para fazer um pouso seguro.

 


 

O PrevFogo, em Apuí, conta com u efetivo de 24 homens no combate aos incêndios. Havia uma previsão de mais 12 homens, contudo, segundo Dimingos Silva, Chefe de Brigada, o governo federal priorizou o Pantanal matogrossense e destinará apenas 6 homens nesta semana para auxiliar no controle de focos de calor. Já o efetivo dos Bombeiros Militar e Força Nacional são de 16 homens, sendo 9 e 7 respectivamente, sem previsão de aumentar para conter o fogo que avança sobre pastagens e a floresta. 

 

VEJA VÍDEOS:https://portaldozacarias.com.br/site/noticia/apui--interior-no-amazonas--passa-por-momento-critico-devido-as-queimadas--veja-videos/

 

LEIA MAIS

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia