Regionais : Corregedoria da Polícia Militar inicia Treinamento com uso de software para Coleta de Provas Digitais e Sesdec Entrega Novos Equipamentos à PMRO
Enviado por alexandre em 05/08/2024 15:00:00

Na manhã desta segunda-feira (05/08), a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), através da Polícia Militar de Rondônia, realizou a abertura do I Treinamento de Capacitação para a Coleta de Provas em Meios Digitais. O evento aconteceu no auditório do Ifro – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, e também estabeleceu a entrega de novos equipamentos tecnológicos à Corregedoria Geral da PMRO.

O  Corregedor-Geral da PMRO, coronel França, lembrou dos desafios desde da criação do projeto até a compra do software pela secretaria de Segurança. “Foram quase dois anos de muito trabalho, encontramos inúmeros desafios, mas não posso deixar de agradecer a Sesdec que abraçou a causa e juntos conseguimos alocar recursos para a compra do sistema que promete dinamizar a coleta de provas em meios digitais que exige novos equipamentos tecnológicos, com vistas à eficiência das investigações no contexto da Justiça Militar, sobretudo, crimes militares. As novas ferramentas darão mais confiança às atividades de inteligência e de Polícia Judiciária Militar operacionalizadas pela Corregedoria Geral da PMRO”, destacou o coronel França.

Durante a cerimônia, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Regis Braguin, destacou a importância dos novos softwares para dinamizar as investigações. Segundo ele, as ferramentas tecnológicas são essenciais para aprimorar a precisão na coleta de provas digitais, fortalecendo as operações de combate ao crime. ”Os desafios da investigação são enormes, e, mesmo quando autorizada judicialmente a interceptação telemática em tais casos, a medida não alcança a necessária eficácia, considerando que a transmissão de dados digitais é dotada de sofisticada criptografia, o que dificulta o levantamento de provas por meio do acesso ao conteúdo de dados digitais, tais como – ligações, mensagens de texto e áudio, documentos, fotos – trocados entre os criminosos, prejudicando a persecução penal de inúmeros graves delitos”, explicou o coronel Braguin.

O coronel Henrique da Silva – diretor executivo da secretaria de Segurança Pública – Sesdec, na ocasião esteve representando o secretário de Segurança, coronel Vital,  parabenizou a todos os envolvidos na elaboração e aquisição da nova ferramenta. “ Sou Policial Militar e hoje ocupo essa função na Sesdec, mas nunca irei medir esforços para ajudar a minha instituição de onde vim e voltarei. O senhor comandante-geral Regis Braguin meus parabéns, pois não desistiu mesmo diante de inúmeros entraves administrativos, e hoje estamos aqui nesta solenidade de entrega dos equipamentos. Acredito eu que essa ferramenta logo irá ser disponibilizada aos colegas do interior, que são encarregados de inquéritos, e tenho certeza que nossa instituição só tem a crescer”, disse o coronel Henrique.

Estiveram presentes na solenidade o coronel PM, Luís Carlos Gonçalves Da Costa Garibaldi – chefe do estado maior geral da Polícia Militar; Ariádne Joseane Félix Quintela – diretora geral substituta do campus do Ifro em Porto Velho zona norte e o coronel PM Thiago Campos – coordenador de Orçamento, Planejamento e Finanças da PMRO.


SARGENTO DA PMRO CONCLUI COM ÊXITO CURSO DE POLICIAMENTO DE FRONTEIRA

O terceiro sargento PM Jamisson, pertencente ao Batalhão de Fronteira e Divisas – BPFRON-Rondônia, concluiu com ótimo aproveitamento, o III Curso de Policiamento de Fronteira – CPFRON, realizado pela Polícia Militar do Paraná, através do BPFRON daquele Estado.
O curso CPFRON, iniciou em 26 de Junho com 40 alunos de 17 Batalhões distintos da PMPR e três Estados, além de outras forças federais e de um policial argentino.
O curso de Policiamento de Fronteira se fundamenta na necessidade de desempenhar uma complementação dos conhecimentos oriundos da formação e especialização dos profissionais que atuam em áreas de Fronteira. Composto por uma combinação de atividades rústicas, técnicas e operacionais, o curso visa capacitar os policiais para enfrentar os desafios específicos encontrados nesses ambientes sensíveis. Os policiais aprendem a identificar padrões visando maior eficiência no combate ao tráfico de drogas, contrabando e outros crimes transfronteiriços.
A PMRO, por meio de seu Comandante-Geral, coronel PM Braguin, parabeniza o sargento PM Jamisson pela terceira colocação na conclusão do curso de Policiamento de Fronteira, onde o militar deverá replicar todo o conhecimento adquirido, haja visto o CPFRON ser uma ferramenta essencial para aprimorar o conhecimento dos operadores de segurança, capacitando-os a proteger nossas fronteiras

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia