Regionais : “Não há sobreviventes”: Prefeitura de Vinhedo confirma 62 mortes em queda de avião
Enviado por alexandre em 09/08/2024 16:07:03


Avião caído em Vinhedo. Foto: reprodução

A Prefeitura de Vinhedo (SP) confirmou que todas as 62 pessoas a bordo do avião que caiu na cidade nesta sexta-feira (9) morreram. A aeronave, um turboélice modelo ATR-72, partiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP) e colidiu no quintal de uma casa no condomínio Residencial Recanto Florido.

As vítimas eram 58 passageiros e 4 tripulantes. Segundo o secretário de Segurança de Vinhedo, Osmir Cruz, os moradores da casa estavam presentes, mas não ficaram feridos.

A companhia aérea Voepass Linhas Aéreas, proprietária da aeronave, informou que está prestando apoio aos envolvidos e que ainda não há confirmação sobre como o acidente ocorreu ou a situação dos passageiros. O governo de São Paulo enviou reforços para o local, incluindo equipes da Polícia Técnico-Científica, Polícia Civil e Militar, além do Instituto Médico Legal (IML), para auxiliar nos trabalhos de resgate.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) vai conduzir uma investigação para determinar as causas do acidente.


VÍDEO – Youtuber alertou sobre segurança de avião 11 dias antes da queda: “Perigo”


Estevam gravou em avião que caiu em Vinhedo. Foto: reprodução

Um avião bimotor de passageiros, modelo ATR-72, da empresa Passaredo, atualmente conhecida como VoePass, caiu na cidade de Vinhedo, interior de São Paulo, na tarde desta sexta-feira (9). A aeronave saiu de Cascavel, no Paraná, com destino a Guarulhos, São Paulo. Informações extraoficiais afirmam que os 58 passageiros e 4 tripulantes morreram na queda.

A queda da aeronave rapidamente gerou repercussão nas redes sociais, com vídeos do acidente se espalhando entre os usuários. O youtuber de viagem Lucas Estevam, do canal “Estevam pelo Mundo”, comentou o ocorrido em seu perfil no Instagram.

Ele havia publicado um vídeo, há 11 dias, abordando a segurança nos aviões da VoePass, mencionando especificamente o modelo ATR-72. “Estou em choque”, afirmou o influenciador em sua rede social.

O vídeo de Estevam, intitulado “O perigo de voar no ATR 72 da VOEPASS – antiga PASSAREDO – é seguro ou perigoso?”, relatava a experiência do youtuber em uma viagem de Ribeirão Preto a São Paulo. No conteúdo, ele questiona a segurança da aeronave, apelidando a empresa de “Passamedo” em tom de crítica.

Veja o vídeo:https://www.diariodocentrodomundo.com.br/video-youtuber-alertou-sobre-seguranca-de-aviao-11-dias-antes-da-queda-perigo/


O que se sabe sobre queda de avião com 62 pessoas em Vinhedo (SP)


Avião caído em Vinhedo. Foto: Claudia Vitorino

No início da tarde desta sexta-feira (9), um avião com 58 passageiros e 4 tripulantes caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo. Segundo a prefeitura da cidade, não há sobreviventes. A aeronave pertencia à Voepass, antiga Passaredo.

A queda ocorreu por volta das 13h28, na rua João Edueta, na altura do número 2.500, nas proximidades da rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324). A Prefeitura de Vinhedo afirmou que o local do acidente pertence ao condomínio residencial Recando Florido.

De acordo com a GloboNews, a aeronave teria estolado durante o voo. Esse é um termo para explicar quando o avião atinge sua velocidade máxima em uma altura que não lhe permite ficar no ar.

Embora as entidades oficiais não confirmem, há a especulação de que o gelo acumulado nas nuvens, criado pela onda de frio que chegou em São Paulo, tenha causado o acidente.

Geada registrada na região do acidente. Foto: reprodução

Segundo a Flightradar, que monitora o percurso de aeronaves em todo o mundo, o avião fez uma curva brusca antes de cair 4 mil metros de altura em apenas 1 minuto.

Segundo a EPTV, a Polícia Militar confirmou o recebimento do chamado e a imediata mobilização de equipes para o local do acidente.

A aeronave envolvida no acidente é um ATR-72, um modelo turboélice utilizado para voos regionais, com capacidade para transportar até 68 passageiros, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O avião havia partido de Cascavel, no Paraná, com destino ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

As autoridades de Vinhedo já prepararam hospitais da região para o recebimento de possíveis sobreviventes. Em um vídeo publicado nas redes sociais, é possível ver pessoas se aproximando do local. “Cuidado para não explodir”, alerta um homem a outros transeuntes que se aproximavam do avião.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia