Política : Como o STF vê as chances de prisão de Bolsonaro, após Moraes soltar seus aliados
Enviado por alexandre em 13/08/2024 15:38:40

O ex-presidente Jair Bolsonaro

A decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes de determinar, na semana passada, a soltura de dois aliados de Jair Bolsonaro, não foi vista entre ministros da corte como um gesto de abrandamento em direção ao ex-presidente, inclusive em relação a uma possível prisão.

 

A avaliação de magistrados ouvidos pela coluna é que a revogação das prisões do ex-chefe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques e do ex-assessor da Presidência Filipe Martins se deve ao fato de as detenções, que ocorriam em caráter preventivo, não terem mais necessidade ou fundamento.

 

Para os ministros, o ato de Moraes não deve ser interpretada como um gesto a Bolsonaro. A leitura entre os magistrados é que a situação do capitão reformado segue a mesma desde que passou a responder por processos criminais no STF. Ou seja, há chance consistente de o ex-presidente ir para atrás das grades, mas isso só ocorreria após ter uma condenação com trânsito em julgado, após todos os recursos serem esgotados.

 

Veja também

 

Bolsonaro usa decisão do TCU de Lula e pede que PGR arquive caso joias

 

Com Flávio Bolsonaro na plateia, André Mendonça participa de evento de juristas conservadores

 

Para aliados, faltaria 'coragem' a Moraes para prender Bolsonaro

Jair Bolsonaro e Alexandre de Morais

(Foto: Reprodução)

 


O processo considerado o mais “perigoso” para Jair Bolsonaro é o que apura a tentativa de golpe de Estado. A Polícia Federal deve apresentar o relatório final com indiciamento do ex-presidente no mês que vem. O capitão reformado já foi indiciado nas investigações do cartão de vacina e das joias da Arábia Saudita. 

 


 

Fonte: O Globo

LEIA MAIS

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia